Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Informatizar para que?

27 jun 2005 às 11:00
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mesmo depois de tanto tempo, a informatização ainda é vista como onerosa e até mesmo como desnecessária, ao invés de uma solução, o que se imagina é que com ela vem um problema que antes não existia. Isso está muito longe da realidade.

É verdade que no início, os chamados CPD’s (Centro de Processamento de Dados) eram verdadeiras fortalezas inacessíveis e desconhecidas. Como as empresas passaram cada vez mais a contar com a tecnologia para suas atividades (e muitas vezes, tornando-se totalmente dependentes, como é o caso dos bancos), foi necessário abrir as portas desses centros, entendê-los e encaixá-los dentro dos objetivos estratégicos/administrativos das corporações, a informática finalmente entendida como uma ferramenta, e não mais como uma área fim.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A evolução administrativa, catalisada pela globalização e pela própria tecnologia, exigiu o desenvolvimento de soluções de informatização e informação, orientadas a atender as expectativas dos planos estratégicos das corporações, estabelecendo o "caminho" a ser seguido. O CPD (agora chamado TI – Tecnologia da Informação), precisa assegurar o bom funcionamento dos Sistemas de Informação da empresa, buscando soluções e oportunidades para o objetivo da corporação, ou seja, para que a missão seja verdadeiramente alcançada.

Leia mais:

Imagem de destaque

BRASIL S/A – Por uma gestão profissional

Imagem de destaque

Upgrade: drive SSD

Imagem de destaque

Brasil S/A - O que fizeram com o país? :-(

Imagem de destaque

Brasil S/A - direito ao voto obrigatório


A disseminação dos sistemas informatizados, bem como a própria evolução do hardware (computadores, impressoras, monitores), proporcionou uma significativa redução em seus valores, e diferentemente do que se imagina, informatizar nem sempre é caro, muito pelo contrário, os benefícios de um sistema bem estruturados e eficientes, podem até mesmo aumentar a receita da empresa. É importante, porém, compreender que nem sempre esse investimento trará receita, em alguns casos ele evitará sua redução, desperdício ou perdas.

Publicidade


As principais vantagens agregadas pela tecnologia foram: capacidade de manipular uma enorme quantidade de dados simultaneamente (Sistemas de Informação e Controle); Precisão, velocidade, menor desperdício e redução de custo (Automação de Tarefas) e com o advento da internet, ampliou-se os mercados consumidores ao tamanho atingido pela grande rede. Transformar toda a tecnologia que está disponível em oportunidades é o grande desafio, assim como compreender exatamente para que a informatização é desejada.


Assegurar que o processo, suas facilitações, vantagens e principalmente como será sua continuidade estejam em perfeita harmonia é passo essencial para a obtenção de êxito no processo de informatização. Muitas vezes, se descobre que a modernização é muito mais acessível do que se imagina. Infelizmente, por inadequação do processo, muitas empresas acabam tendo experiências ruins com a tecnologia, prejuízos e muito mais desordem do que melhoria.

Publicidade


Para que isso seja evitado, é importantíssimo que os Sistemas de Informação da empresa estejam adequados, funcionais (artigo: A importância dos Sistemas de Informação)


Num futuro próximo, com a presença cada vez mais constante de serviços de hosting (hospedagem de sistemas), é provável que a informatização esteja tão acessível e tão presente nas empresas quanto a energia elétrica. Um número cada vez maior de empresas está aderindo a esse serviço, que possibilita acima de tudo uma redução dramática nos custos inerentes à infra-estrutura de TI na empresa. A gigante brasileira do aço, Gerdau, é um dos exemplos de contratação de informática como serviço. Contratos recentes foram realizados entre a IBM e a Disney e entre a IBM e a NiSource, empresa americana distribuidora de eletricidade, gás natural e água, demonstrando as mudanças que vêm ocorrendo no cenário da tecnologia, a informática cada vez mais como uma ferramenta, disponível, simples e acessível.

Publicidade


Uma boa assessoria nesse processo garante que a empresa colha os benefícios da tecnologia, fazendo dela uma aliada e gerando novas oportunidades à corporação. A tecnologia não faz milagres, mas um projeto bem estruturado pode sim, assegurar vantagens competitivas importantes e baixo custo: itens necessários à empresa, principalmente no cenário de intensa competição e modificações constantes em que estamos inseridos.


Informatizar é importante, e por que não afirmar, NECESSÁRIO!


Outros artigos relacionados:
TI - O novo "habitat" do administrador

Administração e Tecnologia: um casamento perfeito


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade