Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

O desafio da Cloud Computing

13 jun 2009 às 08:51
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sem dúvida alguma, a internet foi a "invenção" mais revolucionária dos últimos tempos, todo modo de vida foi afetado, a maneira que trabalhamos e nos relacionamos foi drasticamente alterada. Chega a ser bizarro imaginar como nos virávamos antes do e-mail e do msn.

O mundo corporativo, rapidamente vislumbrou na internet (não apenas a rede de dados, mas na telefonia móvel e na evolução tecnológica – ferramentas de virtualização e acesso remoto), um sem número de oportunidades de potencializar suas atividades, ampliarem mercados, reduzir custos e assegurar que seus sistemas de informação fossem cada vez mais completos e confiáveis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os velhos modelos foram sistematicamente substituídos por conceitos novos, a informática não é mais privilégio do bom e velho CPD, mas uma ferramenta amigável e disponível à todos os colaboradores.

Leia mais:

Imagem de destaque

BRASIL S/A – Por uma gestão profissional

Imagem de destaque

Upgrade: drive SSD

Imagem de destaque

Brasil S/A - O que fizeram com o país? :-(

Imagem de destaque

Brasil S/A - direito ao voto obrigatório


A popularização das páginas na internet (institucionais ou e-business) num primeiro momento fizeram as empresas investir em backbones próprios. A paticipação na internet era ainda um privilégio de poucas, aquelas que dispunham de capital para sustentar o alto TCO dessas estruturas novas.

Publicidade


Essa nova realidade estimulou um novo mercado, onde empresas especializadas "dividiam" estruturas físicas de internet, alugando espaços na nuvem e com um baixo investimento, pois agora, não mais é necessário ter estruturas próprias (servidores, softwares, programadores, backups). A internet se torna acessível à grande maioria das empresas. A verdadeira dificuldade agora é criar sistemas de informação para explorar de maneira eficiente esse novo cenário.


Gigantes da Computação como a IBM e o Google, investem de maneira sistemática e intensa nesse novo modelo de aplicações, disponibilizando aplicações através da internet, reduzindo os custos de utilização e TCO das empresas. Não é mais necessário ter computação local, programas instalados em máquinas da corporação, tudo é acessado e manipulado através da internet, que possui conexões cada vez mais estáveis e rápidas.

Publicidade


Em algumas empresas, os usuários sequer perceberam essa mudança, pois para realização de suas operações corporativas tudo é muito transparente. Não importa qual máquina está instalada a aplicação, desde que seu desempenho esteja de acordo com as necessidades do sistema de informações.


Enormes Datacenters são criados. O número de aplicações disponíveis nesse modelo aumenta velozmente. É o início da Cloud Computing. Os sistemas já são maduros, os colaboradores se familiarizam com essa novidade facilmente e sistemas antes inacessíveis, tornam-se uma realidade, principalmente os ERP’s que normalmente apresentam um alto custo em sua implementação.

Publicidade


Mas toda essa estrutura esbarra no problema que a internet apresenta desde seu início: segurança.


Nesta semana, me deparei com uma matéria, onde é citada a ação de crackers que apagaram dados de 100 mil sites num servidor de internet. A segurança no mundo virtual é um jogo de gato e rato, onde infelizmente a paranóia ainda é válida. Apesar de toda evolução tecnológica, antigos hábitos são mantidos, a fragilidade de nossos arquivos eletrônicos, não apenas através de ataques, mas também por problemas de hardware ou mídias, acabam justificando esses costumes.


A grande maioria das quebras de segurança, acontecem do lado interno da empresa, onde funcionários guardam mal suas senhas ou descontentes, deliberadamente abrem o sistema à ataques externos.

O desafio da Cloud Computing e de toda estrutura tecnológica a que estamos submetidos, está portanto, intrinsecamente ligado a uma boa gestão de recursos humanos, que é um dos grandes desafios da administração de empresas. Toda essa mudança, nos faz ver com muito mais clareza que nossas estruturas de pessoal são realmente o maior capital de nossas empresas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade