Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Planejamento – Impossível sem ele

02 out 2011 às 21:02
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa:

Planejamento - substantivo masculino
- ato ou efeito de planejar
- serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; planificação
Ex.: o historiador fez um p. rigoroso para seu livro
- determinação de um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo etc.), visando à realização de determinado projeto; planificação
- elaboração de planos governamentais, esp. nas áreas econômica e social

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Não é um conceito difícil de entender. Planejar significa pensar antes de agir, preparar-se, procurar antever possíveis situações e estabelecer procedimentos para solucionar ou revertê-las. Num exemplo claro e simplificado, "É ler o manual antes de usar o produto!!!".

Leia mais:

Imagem de destaque

BRASIL S/A – Por uma gestão profissional

Imagem de destaque

Upgrade: drive SSD

Imagem de destaque

Brasil S/A - O que fizeram com o país? :-(

Imagem de destaque

Brasil S/A - direito ao voto obrigatório


O entendimento desse conceito tão simples, deveria ser estabelecido como um item obrigatório no curriculum de qualquer profissional envolvido em administração (não apenas aos administradores), afinal um bom planejamento significa atividades e funcionamento com um conjunto muito menor de problemas dos que simplesmente "deixarmos as coisas irem acontecendo e apagar os incêndios que surgirem", que representa o método mais comum de agir dentro das corporações no Brasil. Principalmente naquelas onde a administração profissional é um sonho distante e ainda vemos a figura do "guru administrativo", que não precisa planejar, afinal, ele adivinha o que irá acontecer.

Publicidade


Nem sempre o planejamento resolve tudo, mas a sua ausência certamente representa uma situação desastrosa, que quase certamente levará a empresa para um caminho muito mais difícil, complexo e algumas tantas vezes, impossível de percorrer. Por que afinal é tão difícil planejar? Na verdade, não é difícil.


O planejamento, no entanto, exige um preparo adequado daqueles que desejam se utilizar dos benefícios que origina, obrigando-nos muitas vezes a constituir um conjunto de conhecimentos amplo e ainda, de um entendimento adequado de diversas situações e eventos administrativos. Esse conhecimento é trabalhoso, afinal, cada vez menos nossos profissionais se dedicam aos estudos e conhecimentos amplos, especializando-se a tal ponto que simplesmente não conseguem enxergar o papel que desempenham dentro do organismo da corporação. Nenhum departamento existe apenas porque alguém quis, ele tem uma função importante e coerente no desenho da empresa.

Publicidade


Temos um conjunto de ótimos profissionais, com grande conhecimento, na grande maioria, pessoas realmente inteligentes, mas com o péssimo hábito de solucionar problemas, problemas que o planejamento poderia não deixar existir.


Vamos planejar mais, nos dedicar e investir nosso tempo nessa atividade tão importante, essencial à administração e então descobriremos que a execução será mais eficiente e prazerosa.


Planejamento é tudo! todas as batalhas são perdidas ou ganhas antes do primeiro movimento. A execução é mera formalidade.

Pense!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade