Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

BOOKER PITTMAN vence prêmio ABC de fotografia para curta

31 dez 1969 às 21:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O filme londrinense BOOKER PITTMAN, uma realização da KINOARTE com patrocínio da Prefeitura de Londrina, recebeu na última sexta (8 de maio de 2009) o Prêmio ABC de Melhor Fotografia para Curta-Metragem. O prêmio, atribuído pela Associação Brasileira de Cinematografia, destaca o trabalho do diretor de fotografia Carlos Ebert, e de todos os integrantes de sua equipe: Anderson Craveiro (1º assistente), Cícero Barbosa (eletricista), Danilo Miranda, Felipe Augusto, Guilherme Baracat e Guilherme Gerais. Ebert já havia recebido o Prêmio ABC de Melhor Fotografia para Curta em 2008, pelo filme SATORI USO, outra realização da KINOARTE.

Rodado integralmente em preto-e-branco e em suporte digital (Sony HDV Z1 50i) entre 7 e 11 de agosto de 2007 em Londrina (PR), BOOKER PITTMAN contou com apoio cultural da Quanta e da Teleimage. O filme é inspirado na passagem do jazzman americano Booker Pittman (1909-1969) pela Londrina dos anos 50.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em sua estréia, a 14 de agosto de 2008, BOOKER PITTMAN recebeu cinco prêmios no 36º Festival de Cinema de Gramado: Melhor Filme (Prêmio da Crítica), Prêmio Especial do Júri, Prêmio Aquisição do Canal Brasil, Melhor Direção de Arte (para José de Aguiar) e Melhor Música (para Booker Pittman). Posteriormente o filme londrinense também recebeu o Troféu ABD no 19º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo; o Troféu Curta-Light de Melhor Trilha Musical no 2º Festival Cine Música, em Conservatória, no Rio de Janeiro (RJ), além de prêmio de Melhor Filme (Júri Popular) no 5º Festival Cinema de Arte de Salvador (BA).

Leia mais:

Imagem de destaque
Primeira parte do fim da franquia garante um dos melhores filmes.

Confira as primeiras impressões de Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte Um

Imagem de destaque

Mostra Welles no Sesc + 2 entrevistas sobre Orson

Imagem de destaque

Entrevista com Rafael Ceribelli sobre Séries de TV

Imagem de destaque

Sua Única Saída, de Raoul Walsh


BOOKER PITTMAN também foi exibido no II Latino Fiesta, em Moscou (RUS), no CineBrasil at Brown, na Brown University (EUA), no 8º Festival Brasil NoAr, em Barcelona (ESP), no 9º Festival do Rio (RJ), na 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), na 10ª Mostra Londrina de Cinema (PR), na 1ª Mostra Marília de Cinema (SP), na 1ª Janela Internacional do Cinema do Recife (PE), no 3º Festival Audiovisual da Lapa (PR), e na programação do cineclube do SESC Piracicaba (SP) e da Ufscar (SP), e na Unisa (SP).


BOOKER PITTMAN, uma realização da KINOARTE (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina) em co-produção com a KINOPUS Audiovisual, conta com direção e montagem de Rodrigo Grota, produção de Bruno Gehring e Argel Medeiros, roteiro de Artur Ianckievicz e Grota, direção de fotografia e câmera de Carlos Ebert (ABC), direção de arte e cenário de José de Aguiar, assistência de fotografia e 2ª câmera de Anderson Craveiro, figurinos de Nélio Pinheiro, maquiagem de Lilian Manganaro, still de Bernardo Sardi & Guilherme Gerais, e elenco principal composto por Edson Montenegro e Cléo De Páris. BOOKER PITTMAN integra uma trilogia sobre os anos 50 em Londrina, série iniciada com o curta-metragem SATORI USO e que será encerrada nesse ano com o filme HARUO OHARA.

Mais informações sobre o filme BOOKER PITTMAN: [email protected]
Mais informações sobre a premiação da ABC em 2009: http://www.abcine.org.br/site/


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade