Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Haruo Ohara e Taturana no Rio e Londrina essa semana

13 set 2010 às 18:34
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O filme Haruo Ohara, uma realização da Kinoarte com patrocínio do Ministério da Cultura, será exibido no Rio de Janeiro essa semana em duas mostras de cinema: na terça, dia 14, às 22h, o curta integra a programação da II Semana dos Realizadores, evento que privilegia o cinema brasileiro independente e que prossegue até o dia 16 de setembro no Unibanco Arteplex (Praia do Botafogo, 316) com ingressos a R$ 10 (R$ 5 meia entrada); na quarta, dia 15, o filme será exibido às 19h na Oi Futuro Ipanema na sessão Novas Luzes da Mostra Faróis do Cinema – Documentário Brasileiro, festival organizado pelo crítico de cinema Carlos Alberto Mattos. Após a sessão na Mostra Faróis do Cinema haverá um debate com os realizadores e a distribuição gratuita da sexta edição da Revista Taturana, uma publicação trimestral da Kinoarte com foco no cinema independente, de curta-metragem, patrocinada pelo Governo Federal via edital Pontos de Mídia Livre.

A revista

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A taturana foi criada em novembro de 2007 com o objetivo de estimular a reflexão sobre o cinema independente brasileiro, com destaque para o formato de curta metragem. Desde agosto de 2009 a revista tem periodicidade trimestral e conta com uma tiragem de 2 mil exemplares e distribuição gratuita em festivais de cinema – tudo graças ao patrocínio do Ministério da Cultura via edital Pontos de Mídia Livre. Esse patrocínio foi renovado para o biênio 2010-2011, a partir de um edital em que a taturana ficou em 1º lugar entre as 44 iniciativas aprovadas. Editada em sua maior parte em Londrina, a revista conta também com colaboradores de outros Estados e mantém um blog desde junho de 2008: revistataturana.com.

Leia mais:

Imagem de destaque
Primeira parte do fim da franquia garante um dos melhores filmes.

Confira as primeiras impressões de Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte Um

Imagem de destaque

Mostra Welles no Sesc + 2 entrevistas sobre Orson

Imagem de destaque

Entrevista com Rafael Ceribelli sobre Séries de TV

Imagem de destaque

Sua Única Saída, de Raoul Walsh


Nessa sexta edição a taturana traz uma entrevista e uma análise do filme Ex-Isto, produção mais recente do realizador mineiro Cao Guimarães; um balanço dos filmes brasileiros apresentados no recente Festival de Gramado; um depoimento da diretora de fotografia Heloisa Passos (Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo), um ensaio fotográfico de Anderson Craveiro; um comentário visual sobre o clássico Cangaceiro, de Lima Barreto; um conto exclusivo criado para a taturana pelo escritor Marcos Losnak (editor da revista literária Coyote), a apresentação do documentário Galeria, dirigido pela londrinense Evelyssa Sanches; uma análise da obra da realizadora francesa Claire Denis; e um artigo inédito em português em que o diretor americano D. W. Griffith discute a linguagem do cinema. A revista, que será distribuída de forma gratuita no lançamento, conta com edição de Artur Ianckievicz, Roberta Takamatsu e Rodrigo Grota, projeto gráfico de Felipe Augusto e Guilherme Gerais, produção de Bruno Gehring, e colaboração gráfica de Anderson Craveiro, Bruno Bérgamo, Fábio Augusto, Katy Kakubo e Natália Turini.

Publicidade


O filme


Produzido por Bruno Gehring e estrelado por Marco Hisatomi, o curta Haruo Ohara (PR, fic, cor e p&b, 16 min, HD>35mm, 2010) mostra a vida e a obra do imigrante, agricultor e fotógrafo japonês Haruo Ohara (1909-1999), que ao longo de 50 anos produziu cerca de 20 mil fotos de Londrina e região. O filme, patrocinado pelo Ministério da Cultura, encerra a Trilogia do Esquecimento (também conhecida como Trilogia de Londrina), série sobre a Londrina dos anos 1950 iniciada pelos curtas Satori Uso e Booker Pittman.

Publicidade


Novas sessões em Londrina


Em Londrina haverá três sessões do curta Haruo Ohara nessa semana com a presença do diretor Rodrigo Grota: na terça, dia 14, às 17h, será realizada uma sessão na Cooperativa Integrada (Rua Sâo Jerônimo, 200), com apresentação de um dos filhos de Haruo, o Sr. Ciro Ohara; ainda na terça, mas a partir das 19h30, trechos do filme serão apresentados e comentados durante a 6º edição do Encart – Encontro de Arte e Tecnologia, evento anual do Curso de Artes Visuais da Unopar a ser realizado no Auditório Alcides Bueno ( Campus Piza); e no sábado, dia 18, o filme será exibido dentro da Especialização em Cinema e Documentário promovida pela Faculdade Pitágoras.

Publicidade


Outras exibições


O curta Haruo Ohara foi selecionado para a 10ª Goiânia Mostra Curtas, uma realização do Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam) a ser realizada de 5 a 10 de outubro de 2010, em Goiânia (GO). O filme será exibido no dia 8 de outubro, às 19h, no Teatro Madre Esperança Garrido. No dia 30 de outubro o curta Haruo Ohara será apresentado na noite de abertura do 12º Catavideo, mostra anual de vídeos catarinenses realizada pela Associação Cultural Alquimídia e FUNCINE. E no dia 27 de novembro o filme deve ser novamente projetado em Londrina junto à Trilogia do Esquecimento na noite de lançamento da Revista Taturana n.7 e pré-lançamento da 12ª Mostra Londrina de Cinema.

Mais infos sobre a Kinoarte, o curta Haruo Ohara e a Revista Taturana nos sites:
www.kinoarte.com.br
http://pausaparaaneblina.com
http://revistataturana.com


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade