Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

KINOARTE irá produzir curta sobre Haruo Ohara

31 dez 1969 às 21:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A KINOARTE (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina) irá produzir no primeiro semestre de 2009, em Londrina (PR), um curta-metragem em homenagem ao fotógrafo nipo-brasileiro Haruo Ohara (1909-1999): o filme PAUSA PARA A NEBLINA. O projeto, um dos 20 selecionados entre mais de 1.100 inscritos no Edital para Curtas de Ficção do Ministério da Cultura, contará com apoio no valor de R$ 80 mil. O curta londrinense é o único representante do Paraná entre os 20 projetos selecionados.

PAUSA PARA A NEBLINA deve ser rodado em março, por uma equipe londrinense, explorando as mesmas paisagens que figuram na obra de Ohara, fotógrafo e agricultor responsável por mais de 10 mil fotos em p&b sobre a Londrina dos anos 30 aos anos 60. O curta integra a "Trilogia do Esquecimento" (ou "Trilogia da Abstração"), série de três filmes sobre a Londrina dos anos 50, iniciada pelos curtas SATORI USO e BOOKER PITTMAN (ambos patrocinados pela Prefeitura de Londrina via Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura). Juntos, os dois filmes já somam mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, sendo que só no Festival de Gramado foram 8 prêmios em dois anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A equipe será formada por integrantes da KINOARTE: Rodrigo Grota (direção, roteiro e montagem), Bruno Gehring (produção executiva), José de Aguiar (direção de arte), Carlos Ebert (direção de fotografia), Anderson Craveiro (1º assistente de fotografia), entre outros. A trilha sonora pode incluir composições originais de Guto Caminhoto e Arrigo Barnabé: "Ainda não temos certeza em relação à trilha. O Arrigo demonstrou interesse em participar do projeto e queremos realizar uma nova parceria com o Guto. Ainda não temos certeza se teremos recursos para contar com os dois músicos londrinenses", antecipa o produtor do filme, Bruno Gehring.

Leia mais:

Imagem de destaque
Primeira parte do fim da franquia garante um dos melhores filmes.

Confira as primeiras impressões de Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte Um

Imagem de destaque

Mostra Welles no Sesc + 2 entrevistas sobre Orson

Imagem de destaque

Entrevista com Rafael Ceribelli sobre Séries de TV

Imagem de destaque

Sua Única Saída, de Raoul Walsh


Há também a possibilidade de contar com o neto de Haruo, Saulo Haruo Ohara, como integrante da equipe: atualmente radicado na Suíça, Saulo aceitou realizar um making of fotográfico das filmagens: "Queremos que ele registre todas as filmagens em negativo 35mm em preto-e-branco para que esse registro também se transforme em um complemento ao projeto estético do filme", explica Rodrigo Grota, diretor e roteirista do curta.

Publicidade


A idéia de realizar um filme sobre Ohara é antiga: "Desde a criação da KINOARTE, em 2003, queríamos realizar esse filme. Mas só agora talvez estejamos mais maduros para tentar se aproximar desse tema", argumenta Grota. De acordo com o diretor, o filme será "uma homenagem ao Haruo e seu estilo. Queremos realizar uma espécie de making of dos auto-retratos que ele produziu nos anos 40 e 50. Não nos interessa contar a vida do Haruo, pois esse trabalho já foi realizado de forma brilhante pelo Rogério Ivano e pelo Marcos Losnak na biografia "Lavrador de Imagens". O nosso objetivo é tentar criar uma linguagem no filme similar à linguagem do Haruo nas fotos". Trabalho similar foi realizado no curta anterior SATORI USO: "Quando criamos a concepção visual do "Satori", tínhamos o Haruo como referência central. Acho que a própria personalidade do Satori já era uma derivação da personalidade do Haruo".


A pré-produção de PAUSA PARA A NEBLINA se inicia em janeiro de 2009. Antes a KINOARTE deve realizar a estréia de BOOKER PITTMAN em Londrina em meio às comemorações do aniversário da cidade, em dezembro desse ano. No primeiro semestre de 2009 irá estrear outra produção londrinense: MARIA ANGÉLICA, de Francelino França, curta que recebeu apoio da Prefeitura de Londrina via Promic em 2006 (para a realização) e em 2008 (para a finalização em 35mm).

Mais informações sobre o edital do Minc para curtas de ficção:
http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2008/10/portaria-de-selecao-edital-31.pdf


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade