Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

KINOARTE lança terceira edição da revista TATURANA

22 ago 2009 às 13:18
Continua depois da publicidade

Com patrocínio do Minc, a revista será distribuída gratuitamente durante o 20º Curta Kinoforum, em São Paulo. Lançamento em Londrina será em setembro

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A KINOARTE lança a terceira edição da revista TATURANA, com distribuição gratuita, nesse domingo a partir das 20h no CineSESC, em São Paulo, durante o 20º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. A revista, uma publicação da KINOARTE voltada para o curta-metragem e a produção independente, foi criada em 2007. Na segunda-feira, dia 24, haverá nova distribuição da revista em meio ao happy hour do 20º Curta Kinoforum na Cinemateca Brasileira das 18h30 às 19h30.

Continua depois da publicidade


Essa terceira edição da TATURANA tem como principal tema as relações entre cinema e surrealismo. Entre os destaques estão uma rara entrevista do poeta Rodrigo Garcia Lopes e do fotógrafo Gary Higgins com o realizador Stan Brakhage, uma conversa entre Marcelo Miranda e Laura Cánepa sobre surrealismo no cinema brasileiro, um perfil do londrinense Francelino França, a cobertura do 37º Festival de Cinema de Gramado, uma análise da obra de Naomi Kawase, um ensaio visual de Guilherme Gerais e um texto literário de Ygor Raduy. Há também um depoimento de Wagner Munhê sobre o artista plástico Paulo Menten, um ensaio sobre a logística surreal de Stanley Kubrick para o filme "Napoleão", uma entrevista com o diretor paranaense Murilo Hauser, e um panorama sobre a produção contemporânea de curtas. A revista foi produzida em Londrina por uma equipe da KINOARTE: Rodrigo Grota (editor), Felipe Augusto (coordenação gráfica), Bruno Gehring e Argel Medeiros (produção), Guilherme Gerais (editor de fotografia), Artur Ianckievicz e Roberta Takamatsu (editores-assistentes), Caio Miguel, Fábio Augusto e Isadora Reimão (ilustração), Evelyssa Sanches (diagramação), além de Isadora Rara, Mark Claus Nunes, Giovana Tóffolo e Nadine Gatti (assistentes).


A partir desse ano a TATURANA ganha periodicidade trimestral, com tiragem de 2 mil exemplares e distribuição gratuita em festivais, graças ao Prêmio Pontos de Mídia Livre do Ministério da Cultura (Secretaria de Cidadania Cultural – SCC - e Secretaria de Articulação Institucional- SAI), iniciativa que contemplou 82 projetos de Mídia Livre e Comunicação Compartilhada em todo o País.


O lançamento da revista ocorre paralelamente à estréia do curta "Maria Angélica", uma produção da KINOARTE dirigida por Francelino França (1964-2006), e que conta no elenco com Juliana Galdino, Paula Delfiol, Jairo Matos e Genézio de Barros. Rodado em 2006, com patrocínio da Prefeitura de Londrina (via Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura), o filme terá quatro sessões no 20º Curta Kinoforum: dia 21, às 18h, no Cineclube Grajaú; dia 22, às 20h, no Centro Cultural São Paulo; dia 23, às 21h, no CineSESC; e no dia 25, às 17h, na Sala BNDES da Cinemateca Brasileira. Todas as sessões terão entrada franca, e contarão com projeção em 35mm (com exceção do Cineclube Grajaú, que será em DVD).

Continua depois da publicidade

A KINOARTE (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina) é uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 2003 com quatro objetivos: produzir, exibir e preservar filmes, além de realizar projetos de formação audiovisual. Mais informações no site http://revistataturana.blogspot.com, pelo e-mail [email protected] e pelos telefones (43) 9902 2669 ou (11) 8216 6644.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade