Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Kinoarte promove Oficina de Direção com Andrea Tonacci

31 dez 1969 às 21:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A KINOARTE promove nos dias 30 e 31 de agosto de 2008, em Londrina (PR), um curso de Direção com o cineasta Andrea Tonacci. O curso integra o projeto OFICINAS KINOARTE, que conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina (via Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura), e que desde 2005 traz à cidade profissionais renomados nacionalmente. As inscrições para a Oficina devem ser feitas até 29 de agosto na Escola Pró-Linguagem (Avenida Higienópolis, 174, Sobreloja – entre a Tupi e Pio XII), das 14h às 19h, de segunda a sexta, com Guilherme ou Eduardo. As inscrições custam R$ 150,00: as vagas são limitadas. Aos interessados em participar do curso, mas que não moram em Londrina, a KINOARTE oferece a possibilidade de inscrição pela internet: basta solicitar uma ficha de inscrição ao e-mail [email protected].

Sobre Tonacci

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nascido em Roma, na Itália, em 1944, transferiu-se para São Paulo (onde reside até hoje) em 1953. Dirigiu e fotografou curtas e médias metragens até 1970 quando realizou o clássico BANG BANG. Foi um dos primeiros a utilizar equipamento de vídeo portátil no Brasil, e entre 1977 e 1984, realiza ampla documentação de culturas indígenas das Américas. Profissionalmente produz, escreve, dirige e fotografa documentários, ficções e institucionais. É pesquisador de linguagem audiovisual e atualmente dirige a ExtremArt, pequena empresa produtora, finalizadora e prestadora de serviços, dedicada à produção independente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Primeira parte do fim da franquia garante um dos melhores filmes.

Confira as primeiras impressões de Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte Um

Imagem de destaque

Mostra Welles no Sesc + 2 entrevistas sobre Orson

Imagem de destaque

Entrevista com Rafael Ceribelli sobre Séries de TV

Imagem de destaque

Sua Única Saída, de Raoul Walsh


Com passagens pela Fundação Guggenheim e pelo Nyingma Institute, de Berkeley, Tonacci já ministrou cursos na USP e na extinta Escola de Cinema da Universidade São Luís, em São Paulo. Entre os seus principais filmes, estão o clássico BANG BANG (1970), o documentário CONVERSAS DO MARANHÃO (1977), o curta-metragem ÔLHO POR ÔLHO (1965), o média-metragem BLA BLA BLA (1968), além do recente SERRAS DA DESORDEM (2006). BANG BANG, um dos clássicos do cinema marginal, participou da Quinzaine des Realizateurs, em Cannes, e do Festival de Mannheim. BLA BLA BLA foi eleito o melhor curta no Festival de Cinema de Brasília, além de ter recebido um Prêmio OCIC Internacional. SUPERSTIÇÃO E FUTEBOL recebeu o prêmio de Melhor Produção no Festival de Oberhausen. SERRAS DA DESORDEM, filme que marcou a volta de Tonacci, recebeu diversos prêmios, entre eles o de Melhor Filme, Diretor e Fotografia no 34º Festival de Cinema de Gramado; Prêmio Jairo Ferreira de Melhor Filme Brasileiro de 2007; Melhor Filme no Ecocine 2006; Melhor Filme no Festival Guará Cine Ambiental; Melhor Filme no Festival de Santa Maria da Feira, em Portugal; além de uma Margarida de Prata concedida pela CNBB. Em 2008 foi lançada uma coletânea de ensaios sobre SERRAS DA DESORDEM organizada pelo crítico de cinema Daniel Caetano (ex-Contracampo).

Publicidade


A KINOARTE já exibiu dois filmes de Tonacci em Londrina. Em 2006, SERRAS DA DESORDEM foi convidada para integrar programação da 8ª MOSTRA LONDRINA DE CINEMA. Em 2007, BANG BANG foi exibido dentro da Mostra Olhar Radical da 9ª MOSTRA LONDRINA DE CINEMA.


Sobre o curso

Publicidade


A Oficina de Direção com Andrea Tonacci oferece uma abordagem didática dos aspectos que envolvem a direção no cinema. A Oficina é composta por uma exposição oral dos temas e pela troca de informações e impressões com os participantes, apoiadas na exibição em DVD de trechos de filmes selecionados. As aulas ocorrerão nos dias 30 e 31 de agosto de 2008 (sábado e domingo), das 9h às 12h, e das 14h às 18h, na Escola Pró-Linguagem (Avenida Higienópolis, 174, Sobreloja – entre a Tupi e Pio XII), em Londrina.


A KINOARTE é uma associação cultural sem fins lucrativos criada em julho de 2003 em Londrina com quatro objetivos: produção, exibição e preservação de filmes, além da realização de projetos de formação audiovisual. Criado em 2005 sob a coordenação dos cineastas Rodrigo Grota e Bruno Gehring, o projeto OFICINAS KINOARTE já promoveu cursos especiais com Ruy Guerra, Walter Lima Jr., Marçal Aquino, Joel Pizzini, Carlos Ebert, Kiko Goifman e Hilton Lacerda. A próxima edição do projeto será uma Oficina de Fotografia com Carlos Ebert, nos dias 4 e 5 de outubro, dentro da programação paralela da 10ª MOSTRA LONDRINA DE CINEMA. O projeto OFICINAS KINOARTE conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, via Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da Escola Pró-Linguagem, Cedro Hotel, Kinopus Audiovisual e revista TATURANA.

MAIS INFORMAÇÕES
[email protected]
MSN: [email protected]
43 9902 2669 (Bruno Gehring) e 43 3324 2688 (Fofaun)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade