Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Acontece nas linhas de frente e você nem fica sabendo

01 abr 2003 às 10:59
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quantas vezes, nestes últimos meses, você deixou a sua sala de trabalho e foi às linhas de frente visitar lojas, pontos de vendas ou acompanhar seus representantes nas cansativas visitas a compradores, para ver de perto como o seu pessoal atende ou vende os serviços e produtos da sua empresa? Ou procurou perceber no próprio local de venda como os clientes compram ou deixam de comprar os seus produtos? Quantas vezes, durante o mês, você sai do seu gabinete e circula pela fábrica, sozinho, sem comitiva, para verificar como estão as linhas de montagem e aproveitar para conversar com aqueles colaboradores que não vê há muito tempo e que nem se lembra mais dos seus nomes? São pessoas que conhecem muito mais do que você, seus engenheiros ou diretores, como fazer produtos. Ou você é daqueles semi-deuses que estaciona o carro na vaga privativa da empresa e corre para sua sala, não se dando ao luxo de se misturar aos simples mortais? Daqueles que não gostam mais do cheiro da graxa, nem da poeira, porque irão sujar o terno Armani e o sapato em cromo alemão, feito a mão, sob encomenda?

Conheci um velho militar, ainda do tempo de II Guerra Mundial. Ele havia servido na Itália junto com o Marechal Castelo Branco. Ele me contou que, ao contrário de outros graduados, o Marechal Castelo Branco era um dos poucos a ir todos os dias nas trincheiras, visitar e conversar com os seus soldados. Ia direto para as linhas de frente, muitas vezes sob fogo inimigo. Verificava o estado da tropa, ajudava em alguma coisa e se colocava à disposição. Os soldados o adoravam e tinham por ele o maior respeito, estando dispostos a seguir sua liderança a qualquer lugar que fosse preciso. Outro militar, em outro tempo, Alexandre Magno, fazia questão de se misturar com seus guerreiros percorrendo as frentes de batalha, conversando e lutando junto com seus homens. E de cada incursão às linhas de frente, sempre vinha com novas idéias para suas estratégias de conquista. Pois é lá que as coisas acontecem de fato. E olha que Alexandre Magno tinha um negócio bem maior do que o seu.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As linhas de frente, para uma empresa, são o lugar onde as vendas acontecem. E se você não estiver disposto a estar lá, observando, não vai poder sentir o mercado na sua plenitude. Imagine o quanto poderá aprender sobre sua empresa se estiver disposto a visitar lojas, percorrer bairros, visitar clientes, conversar com vendedores, compradores e clientes. Ver como os seus produtos estão sendo expostos, comprados e usados.

Leia mais:

Imagem de destaque

Nostalgia do futuro

Imagem de destaque

Pai me conta uma história

Imagem de destaque

Alguém lá em cima, na matriz, gosta de mim

Imagem de destaque

Não perca o momento certo


O que está acontecendo nas linhas de frente tem a ver com o seu trabalho, por isso, é preciso manter presença, sempre. Visitar o campo de batalha é a melhor forma de não ser pego de surpresa, por negócios que não estão dando certo ou por ações da concorrência. É receita certa para consertar pequenos detalhes de produtos e serviços que precisam ser melhorados.

Publicidade


Se você trabalhar com distribuição de gasolina, vá conversar com os frentistas dos postos. Se você vende produtos de beleza, vá conversar com cabeleireiros. Se o seu negócio é uma frota de caminhões, converse com seus motoristas. Vai ficar surpreso em saber o quanto eles sabem mais do que você sobre o seu próprio negócio.


O experiente Avelino Vieira, fundador do Banco Bamerindus, quando ia visitar uma agência bancária no interior, viajava sem ninguém saber. Chegava na região, conversava com alguns comerciantes e clientes, auscultava sobre os negócios, sobre o atendimento do seu banco, o trabalho da gerência, e só depois se apresentava na agência. Já sabia tudo sobre todos e se alguma coisa estivesse errada, não punia ninguém, só orientava.

Publicidade


Tenho um amigo, especialista em endocomunicação e, um dos melhores profissionais em comunicação empresarial deste país que, para aprender mais sobre o seu negócio e atender à uma empresa a qual estava trabalhando, ficou por contra própria, incógnito, como operário nas linhas de produção da fábrica. Aprendeu em pouco tempo, com o pessoal das linhas de frente, o que levaria anos lendo relatórios, pesquisas ou conversando com gente errada. Isto não quer dizer que devemos fazer como ele. Mas observando o seu trabalho poderemos perceber o quanto nos ofuscamos quando achamos que já sabemos de tudo e que percorrer fábricas ou canais de distribuição é perda de tempo.


Ficar ligado nos relatórios ou nas pesquisas encomendadas é bom, mas só a presença física no local vai nos garantir enxergar o essencial. Mas para isto, além de percorrer as linhas de frente, é preciso ter olhos para ver, ouvidos para escutar e coração para sentir.

Fazer negócios é isto - humanos versus humanos. O resto é puro plug-and-play.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade