Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Perigos do verão

Atividades aquáticas podem causar inflamações no ouvido

Redação Bonde
17 nov 2010 às 08:47

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a chegada do calor aumenta a frequência à piscina e praia. Como consequência, o calor e a umidade excessivos podem favorecer inflamações e infecções no ouvido, conhecidas como otites, que atingem o canal externo do órgão auditivo provocando dor intensa e desconforto. Nesta época do ano são necessários alguns cuidados e cautela com o lazer dentro da água. Quem faz o alerta é o otorrinolaringologista, Marcelo Alfredo, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André.

Também conhecida como ouvido de nadador, normalmente a infecção é causada por bactérias e fungos, que penetram por meio de lesões na pele, que recobrem a orelha externa. Pode atingir qualquer pessoa, porém é mais comum em nadadores e crianças, que ficam mais tempo dentro da água em razão das brincadeiras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o especialista, as causas são as mais diversas e podem ser provocadas por trauma, pelo uso de objetos ou o próprio dedo, atritos, água contaminada, remoção da cera que protege o canal do ouvido, além de outras condições de pele como eczema, psoríase, entre outras dermatites. "Quando tomamos banho, o vapor da água é suficiente para remover o excesso de cera existente, além do que o ouvido possui mecanismos de autoproteção, sendo necessária somente a higienização da parte externa da orelha", orienta o médico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


Sintomas


Dor, coceira, secreção, inchaço e diminuição da audição são os principais sintomas da doença, que pode ser diagnosticada por um exame otológico, que permite visualizar o interior do ouvido. O tratamento da otite externa é composto por limpeza cuidadosa, antibióticos, antifúngicos, medicação tópica, em gotas, além de calor no local que ajuda a aliviar a dor, caso haja coceira, a secreção poderá ser aspirada.

Os sintomas desaparecem em dois ou três dias, porém é importante que além do tratamento o paciente também siga algumas recomendações médicas, como não introduzir objetos para limpar ou coçar o ouvido que possam ferir a pele, enxaguar a orelha com cuidado, evitar o uso de hastes de algodão ("cotonete"), quando nadar utilizar protetores macios para evitar a entrada de água e procurar um otorrinolaringologista sempre que tiver dor, coceira ou perda de audição, já que existem outras doenças associadas à otite externa e somente um especialista pode orientá-lo adequadamente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo