Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Prevenção

Campanha vai orientar sobre gravidez na adolescência

Redação Bonde
22 set 2010 às 09:13

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A gravidez na adolescência gera impacto físico, emocional, familiar e social. De acordo com um levantamento da Organização das Nações Unidas, um terço das 205 milhões de gravidezes ocorridas a cada ano não são planejadas. Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a América Latina registra anualmente 54 mil nascimentos com mães menores de 15 anos e 2 milhões com idades entre 15 e 19 anos.

Já no Brasil, estudo do Ministério da Saúde revela que 15,9 anos é a idade média da população feminina para a ocorrência de gravidez. "O acesso aos métodos contraceptivos e as ações de educação podem impactar na queda do número de partos em adolescentes, pois os jovens aceitam bem as informações vindas de orientadores, professores e médicos", explica Arícia Giribela, membro da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A campanha será promovida no Brasil entre os dias 22 e 28 de setembro, quando adolescentes de diversas cidades participarão de palestras e ações educativas com o objetivo de receber orientações sobre a saúde sexual e reprodutiva, além de conhecer as suas responsabilidades para a prevenção da gravidez não planejada. "O jovem que participa de ações educativas se prepara antes de iniciar a vida sexual, pois recebe orientações para se proteger contra a gravidez não planejada e doenças sexualmente transmissíveis", afirma Arícia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


Uma pesquisa realizada pela Bayer Schering Pharma com mais de 5 mil adolescentes de 25 países da Ásia, Europa, América do Norte e América Latina, incluindo o Brasil, revela que 60% das adolescentes do sexo feminino e 55% do sexo masculino consideram que falar com sua parceira sobre contracepção seja um tema "difícil". Na América Latina, apesar de 32% dos jovens classificarem o método contraceptivo como a parte mais importante da relação sexual, 56% admitem terem tido relações com um novo parceiro sem o uso de anticonceptivos. Diante deste cenário, o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência promove ações educativas com o objetivo de enfatizar a importância dos jovens conhecerem a sua responsabilidade na prevenção da gravidez não planejada, além de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis.

Publicidade


A Campanha


O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência 2010 acontece pelo quarto ano em mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina. Patrocinada mundialmente pela Bayer Schering Pharma, a campanha é realizada pela agência global de saúde reprodutiva e sexual, Marie Stopes International (MSI), Organização Pan-Americana da Saúde e da Educação (PAHEF), Federação Internacional de Paternidade Planejada (IPPF), o Population Council, a Sociedade Européia de Contracepção (ESC), Federação Internacional de Ginecologia Infantil e Juvenil (FIGIJ), o Conselho sobre Contracepção Ásia/Pacífico (APCOC), o Centro Latino-Americano de Saúde e Mulher (Celsam) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid.


No Brasil, a iniciativa conta com o apoio da Febrasgo e do Canal Futura. Também participam das ações a cineasta Sandra Werneck, diretora do longa-metragem "Sonhos Roubados" – que aborda o impacto da exclusão social na vida de crianças e adolescentes, com foco na questão da sexualidade - e do autor Marcos Ribeiro, coordenador do Centro de Orientação e Educação Sexual (Cores).

Mais informações nos sites www.vivasuavida.com.br, www.your-life.com, www.celsam.org e www.programa-ato.com.br.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo