O esmalte ganhou status no mundo da moda. Pela primeira vez nos 15 anos da São Paulo Fashion Week, uma marca tradicional do mercado, a Impala, patrocinou o evento. Outras empresas de cosméticos fizeram parcerias com grifes e desenvolveram produtos sintonizados com as tendências da coleção outono-inverno.
É o caso da Dote, que no desfile da Neon lançou seis novas cores, batizadas com nomes de personalidades do mundo da moda. A roxa, por exemplo, foi uma homenagem à jornalista Danuza Leão e a preta, à professora de etiqueta Christine Youfon.
Os vidros de esmaltes ganharam também vitrines de perfumarias, como a Bibelot, nos Jardins. Reflexo da quantidade crescente de marcas no mercado - já há cerca de 40. Muitas lojas têm sede em outros Estados e, apesar de serem de pequeno porte e ainda pouco conhecidas, têm feito sucesso por investir em lançamentos ousados. Entre elas, a Ludurama, do Pará, a Fina Flor, de Minas, e a Hite, de São Paulo.
Leia mais:
Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?
Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis
'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior
Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween
Uma pesquisa feita pela Impala com consumidoras jovens mostra que a maioria prefere cores diferentes, como azul e amarelo.
Dona de uma coleção de 560 esmaltes, a blogueira e bióloga Camila Zatz, de 26 anos, é uma dessas consumidoras que fizeram com que esse filão da indústria de cosméticos explodisse. "Antes não tinha tanta cor. O costume era misturar tons diferentes ou adicionar tinta de caneta hidrocor. Agora, ficou bem mais fácil." Questionada sobre a tendência de inverno para as mãos, Camila não perde tempo: "as cores pastéis, mais frias."
Os holográficos deixam as unhas com um movimento virtual e luminoso
Para Bia Lombardi, blogueira do Mão Feita, "foram as marcas menores que inovaram. Agora a sensação são os acabamentos especiais." Dentre as novidades, Bia destaca que a maior novidade é o craquelado, um líquido preto que vai em cima da unha pintada. Depois de um tempinho, ele começa a rachar e o esmalte de baixo surge entre as trincas. Já o folheado dá um tom de dourado à cor.
Uma curiosidade bacana no mercado é o esmalte que racha após secar e revela outra tintura por baixo
Alguns esmaltes ainda vêm com efeitos especiais. O holográfico e o 3D são metalizados. Parecem ter várias purpurinas pequenas, menores que as do de glitter, cujas partículas brilhantes ficam mais espaçadas. Há ainda o duocromático, que varia de cor com a luz.
O esmalte 3D deixa as unhas com ares futuristas e, devido as cores, transmite certa sensação de profundidade
Do que as jovens gostam?
- 29% das mulheres jovens ouvidas na pesquisa esmaltam as unhas duas vezes por semana
- 40% delas combinam a cor do esmalte à das roupas
- 25% preferem cores mais "modernas", como azul, verde ou amarelo
- 52% das mulheres apontam o humor como fator determinante na hora de escolher a cor
- 82% delas dizem não se importar com a opinião masculina na hora de escolher o tom do esmalte