Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pesquisas

Falta de sono aumenta risco de obesidade em adolescentes

Redação Folha de Londrina
28 set 2009 às 11:37

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dormir tarde e acordar cedo é comum entre os adolescentes. Mas eis um problema: além de prejudicar o rendimento escolar, a falta de sono aumenta o risco de obesidade. Para cada hora a menos de sono, cresce 20% a possibilidade de haver aumento do peso, segundo pesquisa americana.

O neurologista Walter Moraes, que desenvolve uma pesquisa relacionada a sono e obesidade no Instituto do Sono de São Paulo, chama atenção para outro fato: adolescentes não costumam dormir mais que sete horas, duas a menos que o recomendado para quem tem entre 12 e 20 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na pesquisa, Moraes descobriu que cerca de 1% do peso é perdido enquanto dormimos. ‘Provamos que se uma pessoa fica apenas sentada na cama, não há a mesma variação de peso. O período mais importante do sono acelera o metabolismo. Sem a perda de peso noturna há desequilíbrio, pois ganhamos peso durante o dia.’

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


A obesidade de crianças e adolescentes já é considerada epidêmica pela Organização Mundial de Saúde (OMS).‘As rotinas das famílias facilitam a incidência da obesidade desde a infância. Os pais não impõem limites e os filhos dormem menos’, diz o pediatra Gustavo Moreira.

Publicidade


A vida moderna é outra culpada. Além do dia agitado, os jovens passam as noites na internet. É nessa fase que o ciclo do sono se torna arrastado. Segundo o médico Marco Túlio de Mello, chefe da disciplina de Biologia do Sono da Universidade Federal de São Paulo, adolescentes têm necessidade de dormir e acordar mais tarde.‘Se antes, quando crianças, as pessoas vão dormir cedo, na adolescência passam a dormir às duas da manhã e acordar às duas da tarde’, diz.


O controle do sono, principalmente nessa fase, deve estar associado à rotina de emagrecimento.‘É preciso que os adolescentes que querem emagrecer façam a higiene do sono para garantir uma noite bem dormida’, explica Mello.


Segundo Moraes, sem uma noite de sono tranquila a liberação de hormônios fica desequilibrada. ‘Estudos em laboratório mostram que pessoas com privação de sono apresentam alterações metabólicas, o que dificulta o emagrecimento e pode provocar doenças relacionadas à obesidade no futuro’, afirma.

Aulas no período da tarde para os estudantes do ensino médio seriam a melhor alternativa para facilitar o equilíbrio metabólico em adolescentes, segundo Mello. ‘Poucas escolas oferecem essa possibilidade a alunos do ensino médio’.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo