Teve início no último sábado (8), na cidade italiana de Milão, uma feira especializada em divórcio, a primeira do gênero realizada no país. Os organizadores dizem que o evento quer ajudar casais, que desejam o divórcio, tanto a resolver a burocracia legal como reiniciar novas vidas.
Os serviços incluem treinamento de gerenciamento pessoal, dicas de beleza e aconselhamento sobre como se livrar de ex-parceiros que se tornam indesejáveis.
A feira, 'Ex? Punto e a Capo', ou algo como 'Virando a Página', inclui palestras e estandes sobre o processo de separação e como se adaptar novamente com a vida de solteiro.
Leia mais:
Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?
Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis
'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior
Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween
Está programado um evento de encontros rápidos (ou speed dating, em inglês, no qual solteiros, homens e mulheres, tem alguns minutos para se conhecer) e outro de terapia artística.
Além disso, a feira conta com um spa que, segundo os organizadores, ajudaria a recuperar a auto-estima.
O fundador do evento, Franco Zanetti, disse que inspirou-se em feiras similares da Áustria, adaptando a ideia para os padrões italianos. "Nós italianos não estamos acostumados com o divórcio, ainda é visto como algo negativo. Portanto queremos ajudar as pessoas a recomeçar, aprendendo com os erros do passado" disse ele.
Correspondentes dizem que não é muito simples se divorciar na Itália. Embora permitido por lei desde a década de 1970, um divórcio costuma levar três anos, dois de separção e um de procedimentos legais.
Além disso, a prática é condenada pela Igreja, instituição ainda bastante respeitada no país.
Apesar disso, mais de 130 mil casais se separaram ou divorciaram-se na Itália em 2007.