Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tema de novela

Gravidez de risco: saiba o que é a Síndrome de Helpp

Redação Bonde
28 dez 2010 às 08:55

Compartilhar notícia

A Síndrome de Hellp é uma complicação obstétrica que oferece risco de morte para a mãe e o bebê; na novela a pesrsonagem Diana não resistiu - Reprodução/TV Globo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A novela Passione, da TV Globo, a personagem Diana, vivida pela atriz Carolina Dieckmann, morreu após o parto de filha Vitória. Já no hospital, a personagem descobre que tem Síndrome de Hellp, uma complicação obstétrica com risco de morte, considerada por muitos uma variação da pré-eclâmpsia, que pode ocorrer na gestação ou após o parto.

Entretanto, pouca gente sabe o que é a tal síndrome. Trata-se de uma doença caracterizada principalmente por três fatores: a destruição dos glóbulos vermelhos (pelo rompimento da membrana plasmática), a elevação das enzimas hepáticas e a baixa contagem de plaquetas, o que prejudica a coagulação sanguínea. Como geralmente são confundidos com a pré-eclâmpsia grave, os sintomas da Síndrome de Hellp podem passar despercebidos se não houver uma avaliação laboratorial. Por isso, muitas vezes, o diagnóstico é feito quando a síndrome já se encontra em estado avançado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O que as pessoas não imaginam é que o fato da mãe ter Hellp implica em risco aumentado da criança recém-nascida desenvolver uma doença genética hereditária, que se não for diagnosticada, pode levá-la ao óbito", explica Salmo Raskin, médico geneticista e diretor da Sociedade Brasileira de Genética Médica. Isso ocorre porque a criança pode nascer portadora da Deficiência de LCHAD (ou deficiência da enzima desidrogenase de 3-hidroxi-acil-CoA de cadeia longa).

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


Os principais sintomas do bebê são hipoglicemia, letargia, déficit ponderal e retardo do desenvolvimento, frequentemente acompanhadas por hipotonia e cardiomiopatia. "Algumas ocorrências de Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL) são possivelmente causados por LCHAD", esclarece Raskin. "O diagnóstico e o tratamento precoces podem prevenir episódios de risco de morte. O jejum deve ser evitado e, além disso, deve-se instituir uma dieta rica em carboidratos", conclui.

Serviço:
www.sbgm.org.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo