Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cuide-se!

Mulher tem mais chance de contrair herpes genital

Redação Bonde
17 dez 2009 às 09:54

Compartilhar notícia

Os sintomas levam algum tempo para ficarem visíveis e se manifestam em forma de pequenas bolhas - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível e sem cura, pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres. Existem dois tipos de herpes, o 1, chamado de simples, que manifesta-se principalmente na região da boca, nariz e olhos, e tipo 2, que é o mais comum e acomete principalmente a região genital, ânus e nádegas.

De acordo com o ginecologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Almir Antônio Urbanetz, o herpes genital pode ocorrer e ser transmitidos por ambos os sexos. "O risco de transmissão anual do tipo 2 entre casais é de 16% do homem para a mulher e cerca de 6% da mulher para o homem". Existe a transmissão não-sexual, mas é rara. Em gestantes, o risco de transmissão é maior: se a grávida adquirir o herpes genital próximo ao nascimento do bebê, existem 30% a 50% de chances de transmissão. "Mesmo que a mulher não tenha lesões visíveis, deve informar ao médico de que é portadora do vírus do herpes genital, se pretende engravidar", salienta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Os sintomas levam algum tempo para ficarem visíveis e se manifestam em forma de pequenas bolhas localizadas nos órgãos genitais. Essas bolhas causam ardor, vermelhidão e coceira intensa. Ao se coçar, a pessoa pode romper a bolha, causando uma ferida. Outros sintomas que também podem ocorrer são a meningite asséptica e problemas urinários.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween

A única forma de prevenção para o herpes genital é o uso de camisinha, pois a transmissão ocorre pelo contato com a lesão, explica Urbanetz. O tratamento para os dois tipos de herpes é feito com medicamentos via oral. "Não há tratamento para a cura da herpes, porém medicamentos antivirais podem diminuir e prevenir as erupções. Pacientes que apresentarem a doença seis vezes, ou mais, em um ano, devem fazer um tratamento supressivo, que adia e previne os surtos", orienta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo