O afogamento é a segunda maior causa de morte e a oitava de hospitalização, entre os acidentes com crianças de 1 e 14 anos, no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2007 (dados mais atuais), 1.382 crianças morreram vítimas de afogamento e 528 ficaram hospitalizadas.
A maior parte destes acidentes acontecem em águas abertas, como mares e rios. Mas os riscos podem estar no ambiente doméstico, nas piscinas, nas banheiras, bacias e baldes, caixas d'água, etc. Para uma criança que está começando a andar, por exemplo, três dedos de água representam grande perigo.
Outro fator que contribui para o afogamento de crianças e adolescentes é que este acidente geralmente acontece de maneira rápida e silenciosa. No caso de um banho de banheira de um bebê, por exemplo, é preciso considerar que dez segundos são suficientes para que uma criança fique submersa na banheira. Sendo assim, a supervisão na hora do banho é essencial!
Leia mais:
Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?
Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis
'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior
Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween
Campanha
Para evitar este grave risco, a ong Criança Segura está lançando uma nova campanha de internet, desenvolvida em parceria com a agência F/Biz. O internauta participará identificando, em situações ilustrativas, que cuidados devem ser adotados para evitar o afogamento em praias, piscinas, ou mesmo dentro de casa, em baldes ou vasos sanitários. Ao passar o mouse por cada um dos pontos da ilustração, objetos e pessoas se moverão mostrando que modificação precisa ser feita para minimizar determinado risco.
Para participar, é necessário acessar o novo site da Criança Segura. Além da campanha, o internauta encontrará outras novidades como as sessões Depoimentos, Vídeos, Blog, Agenda e poderá tornar-se membro da nova comunidade da organização. Para integrá-la, basta fazer um cadastro no Ning. O endereço do site é www.crianca-segura.ning.com.
Criança Segura
A Criança Segura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças entre 0 e 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger.
Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas - incentivo à discussão sobre o tema e participação nos diálogos referentes às mudanças e adaptações de instrumentos legais que visem a segurança, saúde e bem-estar da criança; Comunicação - informação e alerta sobre a causa para conscientização da sociedade por meio de campanhas e divulgação de assuntos de interesse público e Mobilização - promoção da sensibilização, conscientização e engajamento de muitas e diferentes pessoas visando à multiplicação da informação, a transformação do meio e a adoção de comportamentos seguros.