Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nova regra

Ortopedistas alertam para o uso correto da "cadeirinha"

Redação Bonde
01 set 2010 às 10:15

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir desta quarta-feira (1) é obrigatório o uso de cadeirinhas para o transporte de crianças de até 7,5 anos em todo o Brasil. A iniciativa visa a proteção e diminuição dos acidentes com crianças no trânsito. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a cada ano ocorrem 2.500 mortes de crianças e adolescentes e são registradas ao menos 39 mil casos de lesões com amputações e paralisias permanentes em decorrência de acidentes de trânsito.

Para alertar os pais sobre o uso correto dos dispositivos de segurança -cadeirinha, bebê conforto ou booster - nos veículos, a SBOT lançou a campanha "Criança Protegida no Carro". Na manhã desta quarta, no vão livre do MASP, em São Paulo, haverá distribuição de folhetos e a exposição de um carro acidentado, com a seguinte faixa: "A criança que estava sendo transportada neste veículo não usava uma cadeira de segurança..."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No Santana Parque Shopping, também em São Paulo, ortopedistas participarão do Fórum de Discussão sobre o tema e conversarão com a população para orientar sobre os riscos da criança ficar solta no carro. A SBOT vai disponibilizar ainda em seu Portal (www.sbot.org.br) e sites de relacionamento (www.youtube.com/user/sbotbr) um vídeo mostrando a correta forma de instalação das cadeiras e o posicionamento das crianças.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


Segundo Miguel Akkari, do Comitê de Ortopedia Pediátrica da SBOT, "se uma criança estiver devidamente protegida pela cadeirinha e pelo cinto de segurança, espera-se que diminua em 70% o risco de morte num acidente de trânsito". Dentre as instruções, a SBOT ressalta para o uso adequado da cadeirinha não só em relação à idade, mas também em função da altura e estatura (cuidado mais ressaltado pelos médicos). De acordo com eles, crianças abaixo de 1,45m deverão utilizar dispositivos de proteção promovendo um correto posicionamento do cinto de segurança, o qual não pode localizar-se à altura do pescoço.

Publicidade


O presidente da SBOT, Cláudio Santili, lembra que a maioria das mortes de crianças em desastres de trânsito são causadas por traumatismo craniano. "Se não está presa no banco, a criança é atirada para frente, pode bater a cabeça no banco, no parabrisas ou lançada fora do carro", explica. Os médicos contam que estudos mostraram que quando a criança é levada no colo, o que muitas mães acham uma forma segura de transportá-la, o risco de morte não muda, pois "a energia numa batida de carro a 50 km/h é tão grande, que mesmo um homem musculoso não consegue manter a criança nos braços", alerta Santili.


No encontro, que acontece nesta manhã em São Paulo, serão distribuídos panfletos alertando e especificando aos pais sobre os possíveis riscos que se corre ao não cumprir com os alertas estabelecidos.

Publicidade


Serviço:


Ação: Exposição de carro acidentado
Local: vão livre do MASP
Data: 1 de setembro
Horário: das 9h às 15h

Ação: Fórum de Discussão Criança Protegida no Carro
Local: Santana Parque Shopping – 4º andar – Sala de Treinamentos e Palestras
Endereço: Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2.780 – Santana
Data: 1 de setembro
Horário: 15h


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo