Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fique atenta!

Problemas bucais em gestantes podem prejudicar o feto

Redação Bonde
10 mar 2011 às 07:59

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Que os cuidados com a higieno bucal são importantes em todas as fases da vida. isto é fato. Mas, segundo Eduardo Rollo Duarte, dentista e periodontista especialista em Odontologia do Sono, as gestantes devem redobrar esses cuidados. "O acúmulo da placa bacteriana é responsável pelo aumento de cáries e gengivites e essas infecções podem elevar as chances de um parto prematuro". Inflamações bucais levam o corpo a produzir substâncias que podem causar contrações no útero, o que pode antecipar o nascimento do bebê.

Problemas bucais são comuns na gravidez, já que a alteração hormonal nesse período altera as fibras da gengiva, facilitando o acesso das bactérias que provocam a gengivite. Para evitar a inflamação alguns cuidados devem ser tomados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Saúde bucal da mulher

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


Controle da gengiva: deve ser feito a partir da puberdade. As alterações hormonais que ocorrem na mulher podem provocar a gengivite pós-puberal ou gengivite da puberdade.


Controle da gengiva em grávidas: muito se fala sobre os cuidados que a mulher grávida deve ter com os dentes para prevenir a cárie. O que pouco se explica é que as alterações hormonais durante a gravidez podem provocar a gengivite gravídica ou da gravidez, que traz sequelas para a gengiva e para o osso periodontal, com reabsorção óssea irreversível, alterações estéticas e funcionais. "Este tipo de inflamação pode provocar o nascimento prematuro e de baixo peso do bebê", explica o dentista.

É ideal que toda mulher em idade fértil consulte seu ginecologista, mas também um dentista periodontista, pois se ela tiver gengivite, corre o risco de ter a gengivite exacerbada durante a gravidez, podendo gerar um bebê de baixo peso e prematuro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo