Sorriso de criança é alegria instantânea, capaz de deixar mais leve até o mais pesado dos dias. Mas não é fácil cuidar dele. As crianças têm sempre um machucado, e como sofrem os dentes nessa hora. Qualquer trauma leve, como uma batida fraca no rosto, por exemplo, pode ser o suficiente para causar danos ao dentes. Pode acontecer em esportes radicais, no futebol, no basquete, em qualquer atividade em que haja pessoas em movimento.
Segundo a odontóloga Eglé Lilia de Freitas Moraes, podem ocorrer pequenas fraturas até a perda do dente, por isso é importante ficar atento. "Os pequenos traumas de um modo geral podem levar a problema de canal ou fraturas na coroa do dente. Até mesmo uma batida ao tomar um refrigerante na garrafa pode ter essas consequências. Quando o trauma é maior como acidente, mergulhos em piscina, tombos, pode levar a saída total do dente ou fratura da raiz dos mesmos", diz.
Se em adultos já é difícil cuidar dos dentes, imagine em crianças. Com elas, devemos ter cuidados redobrados e eles devem começar antes mesmo de surgirem os primeiros dentes. "É muito importante cuidar da boca das crianças. Cáries e doenças de gengivas são infecciosas e contagiosas. Por isso digo sempre que os pais e pessoas que cuidam de crianças devem ter boca e dentes limpos, caso contrário podem contagiá-la com cáries e gengivites", afirma.
Leia mais:
Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?
Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis
'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior
Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween
A saúde começa pela boca
A odontóloga Eglé Lilia dá dicas de como prevenir problemas nos dentes das crianças:
• Crianças devem ingerir poucos alimentos que provocam a cárie como balas, chicletes, pirulitos, chocolates, doces. E quando o fizer escovar os dentes em seguida. O ideal é programar um dia da semana e horário para comer guloseimas para que não se torne hábito diário;
• Evite sucos industrializados, que são altamente cariogênicos;
• Frequente sempre o dentista, pelo menos de 6 em 6 meses. É fundamental desde os primeiros dentes o dentista avaliar a suscetibilidade à cárie da criança e programar os cuidados a serem tomados como frequência ao dentista e ações preventivas;
• Crianças que fazem esportes devem usar uma placa protetora dental, para evitar traumas nos dentes.