Segundo a Organização Mundial de Saúde, 500 mil crianças ficam cegas, anualmente, em todo o mundo. Deste total, 70 e 80% ocorrem durante os primeiros anos de vida, em consequência de doenças associadas ao sistema visual. No entanto, para o coordenador do departamento de oftalmopediatria Sérgio de Souza, do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, esse quadro poderia ser bem diferente já que pelo menos 60% das causas de cegueira e severo comprometimento visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis.
O Teste do Olhinho, feito no recém-nascido, é um exame importante que pode proteger as crianças de futuros problemas na visão. "Com do Teste do Reflexo Vermelho, também chamado de Teste do Olhinho, é possível detectar sérias doenças oculares que podem levar à cegueira, como o retinoblatoma e a catarata, o glaucoma e a toxoplasmose congênitos", explica Souza. Pesquisas apontam que essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.
O médico explica que para uma prevenção eficaz a avaliação deve ser feita ainda nos primeiros dias de vida do bebê. "O teste é simples, indolor e pode ser realizado em cinco minutos", conta. Quando o reflexo vermelho é identificado em ambos os olhos o resultado é considerado "normal". Caso contrário, o recém-nascido deve ser encaminhado para exames mais complexos. Importante destacar que bebês prematuros precisam obrigatoriamente realizar o teste para afastar o risco da retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil na América Latina.
Leia mais:
Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?
Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis
'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior
Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween
O segundo passo para um diagnóstico mais preciso da doença é o exame de Fundo de Olho, que possibilita a análise das condições da retina, do cristalino e do nervo ótico. "Antigamente o primeiro exame de visão era feito somente na idade escolar, quando alguma doença já poderia estar em estado irreversível. Mais de 80% de tudo que se apreende no mundo é pela visão. Uma criança com visão subnormal tem sua capacidade de comunicação e seu desenvolvimento motor prejudicados", acrescenta Sérgio de Souza. O recomendável é que a criança faça consultas regulares a cada ano no oftalmologista.
O Teste do Olhinho se tornou obrigatório na rede pública de saúde em Minas Gerais desde 2008 e também está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná e Distrito Federal. Hoje, existe um Projeto de Lei em tramitação no Senado (PLS 204/07) para tornar obrigatório o exame em todo o País.