Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Baixa autoestima

Uso do Facebook pode causar depressão em adolescentes

Redação Bonde
30 mar 2011 às 09:03
Para os pesquisadores, as redes sociais oferecem uma visão distorcida do que realmente acontece - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para Academia Americana de Pediatria (AAP), o site de relacionamento Facebook pode deixar crianças e adolescentes depressivos. A explicação baseia-se no comportamento dos jovens usuários que, ao depararem-se com publicações de fotos e comentários que registram momentos felizes de outros colegas, apresentam sinais de autoestima baixa.

"Isso porque o Facebook oferece uma visão distorcida do que realmente está acontecendo. nas redes on-line não é possível ver as expressões faciais ou ler a linguagem corporal que fornecem o contexto sobre a situação real das pessoas", explicou Gwenn O’Keeffe, pediatra de Boston que recentemente colaborou para a elaboração de um guia sobre o comportamento dos jovens nas mídias sociais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em oposição ao que dizem os pediatras nesta pesquisa, outros pesquisadores avaliam que as redes sociais não são as principais responsáveis pela depressão, mas uma ferramenta que pode colaborar ou aumentar os problemas de jovens que já estão emocionalmente abalados. Segundo O’Keeffe, acompanhar os status dos amigos na rede social "pode ser mais doloroso do que se sentar sozinho na lanchonete da escola lotada", compara.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


Guia para pais e filhos


Além da abordagem sobre a "depressão do Facebook", o guia produzido pela Academia Americana de Pediatria alerta os pais a dialogarem com seus filhos sobre práticas abusivas via internet, como o "cyberbullying" (ofensas de colegas via internet), "sexting" (troca de mensagens de conteúdo sexual) e outras questões pertinentes ao comportamento dos jovens na web.

Leia o guia (em inglês) na íntegra.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade