30/10/20
Baixa autoestima

Uso do Facebook pode causar depressão em adolescentes

Para Academia Americana de Pediatria (AAP), o site de relacionamento Facebook pode deixar crianças e adolescentes depressivos. A explicação baseia-se no comportamento dos jovens usuários que, ao depararem-se com publicações de fotos e comentários que registram momentos felizes de outros colegas, apresentam sinais de autoestima baixa.

"Isso porque o Facebook oferece uma visão distorcida do que realmente está acontecendo. nas redes on-line não é possível ver as expressões faciais ou ler a linguagem corporal que fornecem o contexto sobre a situação real das pessoas", explicou Gwenn O’Keeffe, pediatra de Boston que recentemente colaborou para a elaboração de um guia sobre o comportamento dos jovens nas mídias sociais.


Em oposição ao que dizem os pediatras nesta pesquisa, outros pesquisadores avaliam que as redes sociais não são as principais responsáveis pela depressão, mas uma ferramenta que pode colaborar ou aumentar os problemas de jovens que já estão emocionalmente abalados. Segundo O’Keeffe, acompanhar os status dos amigos na rede social "pode ser mais doloroso do que se sentar sozinho na lanchonete da escola lotada", compara.

Guia para pais e filhos

Além da abordagem sobre a "depressão do Facebook", o guia produzido pela Academia Americana de Pediatria alerta os pais a dialogarem com seus filhos sobre práticas abusivas via internet, como o "cyberbullying" (ofensas de colegas via internet), "sexting" (troca de mensagens de conteúdo sexual) e outras questões pertinentes ao comportamento dos jovens na web.

Leia o guia (em inglês) na íntegra.
Redação Bonde
Continue lendo
'Once in a Blue Moon'

A Lua realmente vai mudar de cor no Halloween? Entenda o fenômeno da 'Lua Azul'

30 OUT 2020 às 16h33
Veja os números

Efeitos da quarentena: metade dos brasileiros se sentem insatisfeitos com suas casas

30 OUT 2020 às 11h39
Conheça essa data

Dia do Saci é o Halloween brasileiro

30 OUT 2020 às 10h42
Ministério da Mulher

Denúncias contra direitos humanos podem ser feitas via WhatsApp

30 OUT 2020 às 09h52
Segundo Conab

Aumenta participação de mulheres na agricultura familiar

30 OUT 2020 às 09h37
Ansiedade

Em meio à pandemia, buscas relacionadas à saúde mental têm recorde no país

29 OUT 2020 às 16h29
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados