Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Não corra riscos!

Após morte de mulher, SBD alerta para cuidados com procedimentos estéticos

Redação Bonde com assessoria de imprensa
03 nov 2014 às 12:00

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma mulher de 39 anos morreu no último dia 25 de outubro depois de se submeter a um procedimento de aplicação de hidrogel "Aqualift" para aumentar os glúteos. Vítima de embolia pulmonar, a paciente realizou o procedimento com uma suposta biomédica, em uma clínica de estética em Goiânia.

Em decorrência da morte da paciente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) emitiu um alerta às autoridades (Ministério Público), para o risco de aplicações de substâncias na pele por pessoas não médicas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em nota enviada à imprensa, a entidade enfatiza que os procedimentos estéticos podem parecer simples, mas não são. "Para aplicação de substâncias no corpo é preciso conhecer a anatomia, fisiologia, imunologia e as interações dos medicamentos que são utilizados no processo. Além disso, o mais importante é conhecer as prováveis complicações que podem surgir com os procedimentos e saber tratá-las de forma adequada. Isto pode salvar a vida dos pacientes. Portanto, este caso nos faz refletir e serve de alerta mais uma vez para a importância da realização de procedimentos estéticos por um médico especialista, profissional que é apto para lidar, inclusive, com as possíveis complicações", diz a nota.

Leia mais:

Imagem de destaque
'Pesou' a mão?

Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos

Imagem de destaque
Rotina de cuidados

Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados

Imagem de destaque
Ama ou odeia?

SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências

Imagem de destaque
Veja qual:

Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal


O texto ainda diz que é missão prioritária da SBD proteger a população, evitando o exercício da medicina em condições inadequadas, assim como o uso de produtos sem reconhecimento científico. "Esses tratamentos não podem ser banalizados e os produtos não podem ser utilizados de maneira livre, mesmo que seus perigos sejam conhecidos", alerta a entidade.

Publicidade


A SBD destaca que a situação é extremamente grave, porque, diariamente, a população é colocada em risco. "O médico é um profissional da saúde capacitado ao longo de 6 a 10 anos para diagnosticar complicações clinicas, como a embolia pulmonar (causa da morte da paciente) e tratá-las de forma adequada", conclui o comunicado, assinado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Steiner.


A entidade

A Sociedade Brasileira de Dermatologia A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com cerca de 7 mil associados, é a segunda maior sociedade dermatológica do mundo, com mais de 100 anos de existência é a única instituição dermatológica reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) e tem como objetivo promover o estudo, ensino e pesquisa na dermatologia e áreas afins. Dra. Denise Steiner é a presidente da SBD gestão 2013 -2014. Para mais informações acesse www.sbd.org.br.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo