Consultores de beleza estão sempre afirmando que "não existe mulher feia, o que existe é mulher mal arrumada". Mesmo aquelas que não gostam de carregar na maquiagem reconhecem o poder de um simples batom ou de um rímel para "levantar" o visual. E não é preciso fazer nenhum curso ou ser especialista para saber usar o básico.
De acordo com a professora Roberta Peixoto Silveira, do curso de Estética da Unopar, o "básico" varia de uma pessoa para outra mas em definição, é "aquilo que deixa você bonita, com expressão de bem estar". Para Roberta, toda mulher precisa ter e saber usar: filtro solar, primer para olhos e para a pele, base, corretivo, pó facial, blush, rímel preto, lápis de olho e sobrancelha, batom ou gloss.
A escolha das cores precisa levar em consideração o tom de pele. A especialista ensina:
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Peles claras: blush tons rosados/batons de todas as cores
Peles orientais: blush tons de cereja, terracota/batons de tons mais quentes
Peles brasileiras: blush tons bronze /batom de todas as cores
Peles negras: blush tons acobreados, terracota/batons mais quentes e escuros
Outra dica é a escolha da luz artificial na hora de fazer o make. Ela previne que fiquem restígios de produto na pele, que muitas vezes são imperceptíveis na luz normal. As mulheres também devem ficar atentas com o choro e suor, que são grandes inimigos da maquiagem. Para evitá-los, a professora aconselha produtos à prova d´água e air brush (maquiagem em aerógrafo).
Aprenda a comprar e cuidar
Na hora de comprar os produtos, o ideal é testá-los na própria pele. E nem sempre preço é garantia de qualidade: "O fato de ser mais caro não significa que é melhor. Hoje temos inúmeras marcas, com variedade e acessibilidade para todas as etnias, idades e classe social", indica a professora.
Roberta costuma guardar tudo numa maleta de maquiagem. Isso evita que eles se percam ou fiquem expostos ao calor e umidade. "A melhor maneira de fazer com que os produtos durem mais, sem perder a qualidade, é não esquecer de fechá-los e guarda-los sempre em lugar fresco. Maquiagem não gosta de calor".
Para quem não sabe, cosmético também tem prazo de validade mas como nem sempre ele aparece na embalagem é interessante questionar a vendedora na hora da compra. Os produtos em pó costumam durar mais do que cremes e líquidos.
Make não tira férias
Se você vai viajar, a maquiagem vai junto. Como os produtos são pequenos e leves, é melhor você levar itens a mais do que ter que comprar ou pedir emprestado na última hora. "Um kit de férias precisa ter: filtro solar, primer, base, corretivo, pó facial, blush, pó bronzer, vários tons de sombras, de preferência com tons neutros, glitter, rímel preto, lápis de olho e sobrancelha, delineador, 1 batom claro, 1 batom escuro, 1 gloss", especifica a professora.
Para quem curte sol e mar, a dica é usar produtos que deixem uma aparência mais natural e necessariamente que sejam a prova d’água. E isso também vale para as tardes na piscina. A especialista lembra que estamos em pleno verão: "A tendência é muita cor na maquiagem. Pode ousar no make dos olhos e lábios, sem medo de errar".