Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Manicure

Aprenda passo a passo como cuidar das unhas e economize

Redação Bonde
12 nov 2015 às 10:43

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Manter as unhas sempre cuidadas, limpas, lixadas e bem esmaltadas é algo essencial para muitas mulheres. Isso não acontece somente por uma questão estética, mas por higiene também. Porém, manter uma rotina no salão de beleza pode ser algo difícil, pois demanda tempo e, principalmente, dinheiro. Se você quer manter a manicure em dia sem gastar, comece a adotar alguns hábitos simples que farão toda a diferença para suas unhas.

A podóloga Maria Lúcia Martins Leandro, especialista consultora da Netfarma listou seis dicas que devem fazer parte da rotina de quem pretende fazer as próprias unhas e que ajudarão a mantê-las sempre impecáveis:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Apare e lixe bem suas unhas dos pés e das mãos: as unhas devem ser mantidas sempre aparadas para evitar o acúmulo de resíduos. As das mãos devem ser lixadas em formato oval. Já as unhas dos pés precisam de um corte reto e limpo, em forma quadrada. Na hora de cortar, evite deixar bordas irregulares ou com pontas e tente deixar um ou dois milímetros (no mínimo) por cima do dedo. É fundamental não cortar os cantos das unhas, pois se muito curtas podem crescer dentro da pele, causando o que conhecemos como unhas encravadas. Segundo a consultora, deve-se evitar lixar a parte de cima, que pode ser prejudicial por retirar a camada natural de queratina, deixando as unhas mais frágeis, quebradiças e finas.

Leia mais:

Imagem de destaque
'Pesou' a mão?

Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos

Imagem de destaque
Rotina de cuidados

Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados

Imagem de destaque
Ama ou odeia?

SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências

Imagem de destaque
Veja qual:

Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal


2. Aplique hidratante: as unhas sofrem impactos - digitação constante, uso de smartphones, atividades diárias, lavagens constantes, contato com produtos químicos, sapatos apertados - que prejudicam a camada natural de proteção e causam quebras e ressecamentos. Assim como a pele, elas precisam de hidratação. Por isso, aposte nos hidratantes para mãos e pés e lembre-se de incluir as unhas na aplicação. Como prevenção de ressecamento nas mãos, é recomendável aplicar hidratante a cada lavagem de mãos, quando elas estiverem já secas. Nos pés, existem produtos específicos para eles, como creme reparador e espuma hidratante. No entanto, no caso dos pés, é fundamental nunca passar hidratante nas regiões interdigitais, pois a umidade pode causar o surgimento de micoses (como pé de atleta ou frieiras). E uma vez ao mês, a especialista recomenda a esfoliação seguida de uma hidratação mais intensa.

Publicidade


3. Passe cera nutritiva nas cutículas: existem produtos específicos para a hidratação das unhas, como é o caso da cera nutritiva. É uma boa alternativa para evitar o ressecamento das cutículas, pois hidrata as unhas sem deixar as mãos com aspecto oleoso e pode ser aplicada por cima de unhas ao natural, com base ou esmaltadas. A consultora indica aplicar óleo de cravo diariamente e e fazer uma leve massagem nas unhas, para melhor absorção. Esse cuidado evita a formação de "cantinhos" que podem inflamar.


4. Use base fortalecedora: essa dica é especialmente útil para quem sofre com unhas fracas, já que a base ajuda a prevenir a descamação e o aspecto quebradiço. De acordo com a especialista, deve ser passada antes do esmalte, para ficar em contato direto com as unhas.

Publicidade


5. Alterne esmaltes claros e escuros: os tons mais escuros contribuem para deixar as unhas amareladas. Para prevenir esse problema, vale alternar a aplicação de cores claras e escuras. O uso de bases impermeabilizantes para unhas também ajuda a evitar o amarelamento. É indicado ainda dar ao menos dois dias de folga entre uma esmaltação e outra, para que as unhas se recuperem dos componentes químicos dos esmaltes. "Caso contrário, elas podem ressecar e quebrar com mais facilidade", explica a consultora.


Com relação ao esmalte nas unhas dos pés, o uso não é recomendado caso a pessoa esteja tratando problemas como micoses, pois além de abafar e criar um ambiente propício ao desenvolvimento do fungo, o esmalte dificulta a penetração de medicamentos tópicos. Durante tratamentos desse tipo, o ideal é usar somente esmaltes antimicóticos nas unhas.

6. Fique atenta à aparência: Mesmo adotando todos esses cuidados, se notar qualquer alteração no aspecto das unhas, como as pontas descamando, aparecimento de manchas, descolamento ou espessamento das unhas, procure um dermatologista para uma avaliação e também busque o acompanhamento auxiliar de um podólogo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo