O atrito gerado no dia a dia com o uso de sapatos ou sandálias apertadas ou desconfortáveis é uma das principais causas das calosidades nos pés. Elas podem aparecer tantos nos dedos, em cima e nas laterais, como na planta do pé. Podem surgir também nas mãos de pessoas que fazem trabalhos manuais repetitivos, músicos e praticantes de musculação. As áreas endurecidas incomodam, ficam maiores e mais difíceis de remover. Porém, é possível se livrar desse problema com cuidados específicos e simples.
Segundo Ayrton De Magistris, assessor médico da MIP Brasil Farma, ao perceber que uma calosidade começou a se formar, seja na mão ou nos pés, o ideal é partir para o tratamento imediato para que ela não evolua. "Calosidades são geralmente encontradas nas partes superiores ou nas laterais dos dedos dos pés, ou na parte interna dos dedos e palmas das mãos – surgem nos locais onde acontece o atrito. Eles podem se formar também entre os dedos do pé, onde o osso de um dedo faz pressão sobre o osso do dedo vizinho", ele explica.
A pele endurecida da calosidade, tanto no pé como na mão, tem características próprias. "Tentar removê-la por conta própria é arriscado e não resolve o problema. O mercado farmacêutico dispões de medicamentos específicos para tratar o problema, como a caneta contra calosidades Footner, que foi especialmente desenvolvida para reduzir calosidades mais intensas", aconselha o médico.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Veja a seguir cinco dicas do especialista para quem deseja evitar ou se livrar das incômodas calosidades:
Usar sapatos confortáveis – A primeira dica é a mais simples, mas a mais difícil de ser seguida, especialmente pelas mulheres. Porém, para evitar calosidades, a medida mais correta é usar sapatos que não machucam o pé de nenhuma forma, sempre que possível. "As mulheres devem evitar usar saltos muito altos e com bico fino, e os homens devem buscar usar sapatos de solas mais macias", aconselha o médico.
Manter as unhas cortadas e lixadas - A pressão contínua do sapato sobre as unhas dos pés pode forçar as juntas dos dedos contra o sapato, formando calosidades em cima dos dedos. Para evitar essa pressão, mantenha as suas unhas do pé sempre curtas e bem lixadas.
Usar luvas próprias para musculação – A melhor forma de evitá-los ao praticar musculação nos aparelhos é usar luvas apropriadas para a prática.
Fazer escalda-pés – Mergulhar os pés em uma solução de sais e água morna relaxa, ajuda a aliviar a dor e também deixa as áreas endurecidas mais macias, facilitando na hora de lixar ou hidratar.
Usar produtos destinados aos pés – "Para tratar as calosidades o ideal é usar produtos apropriados para o cuidado com pés, como removedores de calosidades e cremes para evitar ressecamentos e asperezas. Nada de apelar para medicamentos que tenham outras funções. "Invista em produtos como a caneta Footner, que trata as áreas grossas e endurecidas nos dedos e solas do pé e também das mãos. O formato permite que o produto aja apenas no local apropriado, evitando que o líquido se espalhe para outras partes. O produto vem acompanhado de uma lixa que ajuda a suavizar a pele endurecida, deixando a calosidade porosa e permitindo que a solução contida na caneta penetre na pele", sugere o médico. Ele ainda recomenda o uso de esfoliantes e hidratantes próprios para a região das mãos ou dos pés.
Não cortar ou furar a calosidade – A prática é até comum, mas não é recomendada. "Cortar pode causar infecção e sangramento", avisa Ayrton.