Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Perfeição estética

Conheça os prós e contras da maquiagem definitiva

Redação Bonde
30 jun 2010 às 10:49

Compartilhar notícia

A técnica não causa qualquer hematoma ou inchaço e é praticamente indolor - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A maquiagem definitiva ou micropigmentação consiste na aplicação de pigmentos inorgânicos e hipolérgicos, visando melhor definir os traços e contornos femininos. Além disso, vem sendo utilizada não apenas para maquiar os olhos, sombrancelhas e boca, mas também para corrigir falhas e cicatrizes. É o casamento perfeito entre a cirurgia plástica e perfeição estética.

Uma das técnicas mais procuradas é a maquiagem para as sombrancelhas, cujo trabalho de fio a fio (imitando pelinhos) é tão natural que se torna difícil para a própria cliente distinguir o que é pelo dos fios criados pelo artista com o pigmento e microagulhas. A técnica não causa qualquer hematoma ou inchaço e é praticamente indolor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como é feita

Leia mais:

Imagem de destaque
'Pesou' a mão?

Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos

Imagem de destaque
Rotina de cuidados

Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados

Imagem de destaque
Ama ou odeia?

SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências

Imagem de destaque
Veja qual:

Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal


Para fazer a maquiagem definitiva os profissionais usam um aparelho chamado demógrafo, que tem uma agulha na sua extremidade, e o pigmento é aplicado na primeira camada da derme (logo abaixo da epiderme, que é a região mais superficial da pele).

Publicidade


Há especialistas, no entanto, que fazem a aplicação na epiderme, mas o resultado não é tão bom. Qualquer material injetado na epiderme tende a desaparecer completamente em 30 dias. Isso significa dizer que apenas as cirurgias a lazer podem retirar as cores aplicadas na maquiagem definitiva.


Os pigmentos são a base de glicerina. A substância é composta por grandes moléculas, que não passam para as camadas mais profundas da pele.

Publicidade


Cada região da pele exige um tipo e uma quantidade de perfuração específicos. Em alguns casos, depois da primeira aplicação a cor precisa ser retocada, o que só pode ser feito depois de 30 dias, que é o tempo mínimo para a pele cicatrizar antes de ser submetida a um novo procedimento.


Chegando ao resultado satisfatório, a manutenção da maquiagem somente será feita a cada três ou quatro anos, dependendo dos hábitos da pessoa (a frequência com que ela vai à piscina, se expõe ao sol e utiliza cosméticos à base de ácidos).

Publicidade


Tipos de pigmento


Orgânicos: Com base vegetal, esses pigmentos são responsáveis pelas cores mais vibrantes, como o vermelho e normalmente são usados para a pigmentação dos lábios. Com esse tipo de pigmento pode haver rejeição de 80%, fazendo com que a cor fique desbotada, sendo necessária nova aplicação.

Publicidade


Inorgânicos: Aplicações à base de dióxido de ferro ou de titânio, são responsáveis pelas cores mais escuras.


Contra indicações

Publicidade


Quem apresentar os problemas relacionados abaixo não pode se submeter aos métodos utilizados na maquiagem definitiva:


- Hipertensão arterial
- Gota
- Diabetes grave
- Cardiopatias
- Tumores cancerígenos
- Epilepsia
- Aids
- Alcoolismo
- Hemofilia
- Complicações psicossomáticas
- Leucemia
- Depressão ou Ansiedade
- Trombose
- Pacientes que estão em tratamento
- Pessoas que fizeram cirurgia plástica médico a menos de um ano

Publicidade


Peles escuras


A quantidade de melanina em peles muito escuras exige cuidados especiais na hora de fazer a opção pela maquiagem definitiva .Nesses casos, os lábios são uma área quase proibida porque concentram mais melanina do que qualquer outra parte, podendo ficar um escurecimento excessivo com a aplicação dos pigmentos.


Algumas recomendações na hora da escolha


Certifique-se de que o profissional que você escolheu está habilitado, se ele tem feito cursos recentes sobre o assunto, qual a carga horária dos cursos (deve ser de no mínimo 40 horas) e se os seus cursos tem boa reputação no mercado;


O profissional deve explicar exatamente como é feita a maquiagem: teoria das cores, como fazer essa combinação na sua pele, método de utilização das agulhas, cuidados necessários, processo de cicatrização;


Ele deve elaborar uma ficha com todo o seu histórico médico;


Exija dele o teste para verificar como o seu corpo reage aos pigmentos e durante a cicatrização;


Normalmente esses testes são feitos em um ponto atrás da orelha ou entre os dedos dos pés, que são áreas muito sensíveis. Depois do teste, é preciso aguardar 30 dias para saber como a pele reage à aplicação do pigmento;


Peça para o técnico mostrar-lhe o equipamento, antes do procedimento;


O local em que a maquiagem será feita deve estar impecavelmente limpo;


O profissional e seus possíveis auxiliares precisam estar devidamente paramentados: luvas, avental, máscara e touca;


Verifique se a agulha é descartável e está lacrada e exija que ela seja aberta somente no momento da aplicação. Não aceite agulhas que já tenham sido utilizadas;


Antes do procedimento, exija que o profissional faça uma simulação de cores com canetas laváveis e fique com essa maquiagem por algumas horas, para que você se acostume com a idéia e tenha certeza do que realmente quer fazer.

Fonte: Site Médico


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo