No verão, quando os corpos ficam mais à mostra, todos querem estar mais belos e saudáveis, especialmente as mulheres. Específicos para a estação, os princípios ativos manipulados podem auxiliar no controle de vários problemas, como pele oleosa, celulite, estrias e cabelos ressecados.
De acordo com a farmacêutica Adriana Bess de Souza da Farmácia Magistral, que faz parte do Grupo do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, aliar cremes, xampus e cosméticos tópicos - a cápsulas com princípios ativos chamados de nutracêuticos - podem gerar bons resultados. "É o que chamamos de terapia combinada, que potencializa o tratamento e obtêm melhores resultados", salienta.
O termo nutracêutico define uma ampla variedade de alimentos e componentes alimentícios com apelos médicos ou de saúde. Sua ação varia do suprimento de minerais e vitaminas essenciais até a proteção contra várias doenças infecciosas. Tais produtos podem abranger nutrientes isolados, suplementos dietéticos e dietas para alimentos geneticamente planejados, alimentos funcionais, produtos herbais e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Celulites
No caso dessa grande vilã, a farmacêutica explica que as fórmulas manipuladas possuem diferentes mecanismos de ação para combatê-la e amenizar os "furinhos" concentrados nas áreas de gordura, como bumbum, coxas e barriga. "A cafeína age na circulação local e favorece a eliminação de toxinas, e outros princípios ativos, presentes em cremes, por exemplo, que atuam como um termogênico, promovendo o aquecimento superficial da região, estimulando também a circulação local", esclarece.
Estrias
Segundo a farmacêutica também é possível prevenir as estrias, ao usar cremes manipulados, de duas a três vezes ao dia. "O creme aumenta a quantidade de água dos tecidos e permite maior distensão, sem ‘arrebentar’ a pele", explica. Quando as estrias já estão instaladas, os tratamentos mais efetivos são à base de ácidos e, por isso, desaconselháveis no verão. "Dependendo da situação, o médico poderá prescrever um manipulado mais brando, juntamente com um hidratante e regenerador da pele", frisa.
Pele e cabelo
Para as pessoas expostas ao sol, água do mar ou piscinas há sempre a preocupação com a saúde dos cabelos. O uso de filtro solar e hidratação profunda dos fios podem ser manipulados. "Cada cabelo necessita de um produto específico, uns precisam de força, outros de hidratação, controle da oleosidade, da caspa e assim por diante. O médico poderá fazer uma fórmula exclusiva usando diferentes princípios ativos que atenderão às necessidades especiais de cada paciente", enfatiza.
Outro problema comum da estação é a pele oleosa, que passa a produzir maior quantidade de sebo por conta das altas temperaturas. "Os produtos em gel são os mais indicados, já que não preenchem os poros e refrescam a pele", aponta.
A substituição também serve para os hidratantes em creme que devem ser dispensados. "Somente os géis ou géis-creme podem ser utilizados durante o dia ou à noite", ensina. Essa regra serve também para os filtros solares, que devem ser leves para não aumentar o excesso de oleosidade na pele. "Usar sabonetes e loções adstringentes duas vezes ao dia (pela manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir) também são uma boa opção de controle", destaca.