No calendário faltam menos de dois meses para o verão começar, mas o calor já dá mostras de que em 2010 as temperaturas estarão nas alturas, ideal para curtir uma praia ou se refrescar à beira da piscina. Para entrar naquele biquíni sem medo de ser feliz ainda dá tempo de preparar o corpo e encarar a estação do sol com tudo em cima.
Antes de mais nada, é fundamental lembrar que cada pedacinho de pele precisa de cuidados básicos, como hidratação e proteção solar. Segundo a dermatologista Juliana Sonnberger, os hidrantantes funcionam melhor quando contém uréia ou ceramida. ''Outro cuidado no verão, é dar preferência às loções, que são mais fluidas e evitam a oleosidade, que já é excessiva devido ao calor. A menos que a pessoa tenha a pele muito seca, nesta época os produtos de absorção mais rápida, sem óleo, são mais indicados'', diz.
Outra dica da especialista para quem estiver se bronzeando é usar os produtos hidratantes pós-sol. E para cada pedacinho do corpo existem produtos e tratamentos capazes de melhorar o shape da cabeça aos pés.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Cabelo
Cada tipo de cabelo precisa de produtos específicos que, segundo a dermatologista, ajudam a manter a vida dos fios. Mas em dias de sol intenso, o melhor é optar por produtos que contenham filtro solar. ''Os raios UVA e UVB causam ressecamento e mudança na cor dos fios. Alguns cremes também têm agentes contra a ação de sal e cloro. Mas é importante lembrar de reaplicar os produtos sempre que sair da água'', aconselha.
De acordo com o dermatologista Ademir Jr, especialista em cabelos, outro cuidado importante nesta época do ano é manter os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos e higienizados. ''O suor, o calor e a umidade podem facilitar o surgimento de problemas no couro cabeludo como inflamações, seborréia e caspa'', explica, ressaltando que é importante enxaguar bem os fios após sair do mar e da piscina.
Rosto e pescoço
A principal recomendação de Juliana com essa área é a proteção solar. ''Como são regiões mais expostas ao sol no dia-a-dia, quando a pessoa decide se bronzear é preciso sempre cuidar do rosto e do pescoço. O efeito cumulativo é que faz com que essas partes apresentem manchas e envelheçam mais cedo'', alerta.
Mas é bom saber escolher o protetor mais adequado. Além de um FPS mínimo de 15, a forma do produto também é importante. ''Com o calor, a oleosidade da pele tende a aumentar e isso pode obstruir os poros, causando acne e outros problemas. Filtros em forma de gel e sem óleo são os mais indicados'', diz.
Para quem pretende se submeter a algum tratamento estético nessa época, a especialista afirma que preenchimentos e aplicações de Botox estão liberados. ''São procedimentos que não precisam de cuidados maiores e podem ser feitos no verão também. Já para os peelings, é preciso cautela. Aconselho apenas os mais superficiais e feitos com ácidos mais leves, ainda assim com um cuidado extra do paciente em relação aos raios solares. Peelings profundos recomendo que sejam feitos apenas no inverno, quando a exposição ao sol é menor'', garante.
Seios
Apesar de existirem vários estudos sobre métodos para aumentar o volume e dar mais sustentação às mamas, a cirurgia plástica continua sendo a melhor opção. ''Hidratar a pele ajuda na firmeza, mas não existe nenhum produto que dê o efeito da plástica. Os aparelhos existentes para essa finalidade (aqueles usados na barriga, pernas e bumbum) não são aplicados na mama por causa das glândulas mamárias'', explica Juliana.
A substância commipheroline, encontrada em farmácias de manipulação, promete aumentar o volume dos seios em até 4 cm, mas a dermatologista não acha que os resultados sejam satisfatórios. ''Algumas pessoas vêem mudança, embora eu acredite que essa opção não valha a pena. Outra opção seria o ácido hialurônico para preencher as mamas, mas essa técnica ainda está sendo estudada e não está disponível no Brasil. Para dar volume, a opção continua sendo a prótese de silicone'', lembra.
Barriga
O problema maior dessa região é o acúmulo de gordura. Para ele, além de dieta e exercícios físicos, a medicina estética também oferece opções. O Velashape é a grande novidade que promete os melhores resultados. ''O aparelho alia radiofrequência com infravermelho. Aplicado sobre a pele, ele acelera o metabolismo celular, melhora a drenagem e aumenta a produção de colágeno. Assim, o tratamento reduz medidas e atua sobre a flacidez'', explica.
Se o objetivo é apenas diminuir a gordura localizada, o ultra-som médico também é uma opção. As ondas aplicadas sobre a pele destróem as células de gorduras, diminuindo medidas. ''Mas os dois aparelhos devem ser encarados como parte de um tratamento maior, que deve incluir exercícios físicos e alimentação balanceada. Eles também são indicados apenas para gorduras localizadas que não desaparecem mesmo com as dietas. Eles não são solução para excesso de peso'', afirma.
Bumbum
Se o desejo for apenas eliminar gordura, o ultra-som pode resolver. Quando o tratamento precisa ser feito também para atuar na flacidez e no contorno, eliminando culotes, por exemplo, o Velashape é a opção mais indicada pelos médicos. ''É bom lembrar que pacientes com marca-passo, DIU de cobre, lesões na pele ou grávidas não podem se submeter ao tratamento com VelaShape'', comenta a dermatologista.
O aparelho também é um ótimo aliado no combate à celulite. Segundo Juliana, é possível diminuir em até 80% os furinhos com essa técnica. ''Outras opções para celulite são os cremes, que dão uma melhora de até 20%, e a drenagem linfática. Mas não existe mágica para celulite. Todas os tratamentos devem ser feitos sempre e combinados com atividade física e alimentação balanceada, diminuindo principalmente o açúcar e a gordura. O resultado final também depende de fator genético e do grau da celulite'', garante a médica.
Pernas
Além da gordura localizada, que pode ser tratada da mesma maneira que o bumbum e a barriga, as pernas também sofrem com o efeito dos vasinhos ou varizes. Para esses casos, que atingem a maioria das mulheres depois dos 30 anos de idade, o laser ou aplicações de substâncias que queimam os vasos rompidos são as alternativas.
''A questão é que esses tratamentos não são muito recomendados para o verão. O paciente precisa ficar no mínimo um mês, dependendo de cada caso, sem se expor ao sol e no verão isso é mais difícil. Os vasos tratados podem causar manchas na pele quando ficam ao sol. O melhor é fazer o tratamento no inverno'', recomenda.
Pés
Além do uso de protetor solar, que deve ser passado inclusive na planta dos pés, eles precisam de atenção também com relação à hidratação. ''Como a pele é mais grossa, o melhor é usar cremes específicos para essa região'', aconselha a dermatologista.
Com o uso de sapatos abertos no verão, o ressecamento é maior e a pele do calcanhar pode rachar. Nesses casos, a especialista não recomenda lixar a pele. ''A lixa resolve o problema na hora. O ideal é usar sapatos confortáveis e intensificar a hidratação. O máximo que se pode fazer é esfoliar a pele dos pés como um todo'', completa.