Pesquisar

Canais

Serviços

Hormônios

Entenda porque surgem manchas na pele das grávidas e aprenda a evitá-las

- Reprodução
Katiuscia Mizokami - Redação Bonde
02 mar 2016 às 10:08
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Uma situação bem comum entre as grávidas são as conhecidas manchas que surgem no rosto. Geralmente da cor marrom, essa característica não é exclusividade das futuras mamães, apesar de ser bem frequente.

Continua depois da publicidade

Conhecida como melasma ou cloasma, elas são percebidas por volta dos seis meses de gestação. Em entrevista à revista Crescer, a dermatologista Denise Steiner explicou que isso ocorre porque a mulher passa por grandes alterações hormonais nessa fase. Mas as que mudam de anticoncepcional ou possuem cistos no ovário também podem ter os sintomas.


Algumas gestantes também apresentam manchas nas axilas, barriga (aquela linha que se acentua) ou virilha. Para prevenir, a profissional indica que o melhor a fazer é passar protetor solar todos os dias. O ideal é reaplicar o produto a cada três horas e evitar o sol das 10h às 16h.


Após o parto, o escurecimento dos mamilos e da linha da barriga diminuem, mas o melasma pode se tornar permanente no corpo, dependendo do organismo da mulher. Contudo, isso pode ser tratado e suavizado com o auxílio de um dermatologista.

Os cremes à base de hidroquinona são os mais comuns para fazer clareamentos. Todavia, o ideal é começar o tratamento somente após o período da amamentação, pois o produto pode ser absorvido pelo organismo e passado para o bebê. Então se você passou por alguma situação parecida procure sempre a ajuda de um profissional. (Com informações de Tua Saúde e Revista Crescer)


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade