Uma nova invenção promete resolver o problema de mulheres que sofrem para encontrar uma cor específica de batom ou sombra recém-lançada por grandes fabricantes. Trata-se de umas impressora 3D, capaz de produzir maquiagens a partir da cor captada em imagens na internet.
A tecnologia, desenvolvida por Grace Choi, estudante da Escola de Administração de Harvard, foi apresentada no "TechCrunch Disrupt", evento promovido pelo site especializado em tecnologia "TechCrunch".
A impressora Mink funciona de forma semelhante à uma impressora comum, com a diferença que a usuária precisa informar apenas a cor do produto que deseja obter. Não há necessidade de instalar algum software específico para criar as maquiagens.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Na demonstração, Grace usou o Color Zilla (extensão para Mozilla Firefox) para selecionar o código da cor de um produto mostrado em um tutorial de maquiagem no YouTube. Então, passou o código da cor para um arquivo no Photoshop. Então, selecionou "Imprimir", no próprio editor de imagem, e 'fabricou' uma sombra nova.
Os ingredientes básicos e a tinta usada para 'imprimir' os cosméticos vêm das mesmas fontes fornecedoras de grandes fabricantes de cosméticos, diz a inventora. Os materiais utilizados também são aprovados pela FDA (Food and Drug Administration, órgão norte-americano que controla uso de substâncias em alimentos, medicamentos e cosméticos).
Por enquanto, a impressora 3D que 'fabrica' maquiagens é apenas um protótipo, mas sua inventora já estuda alternativas para produzi-la.