Quem aderiu a moda dos cabelos platinados – tonalidade que deixa as madeixas quase brancas – deve ficar alerta, pois a descoloração intensa para a manutenção da cor retira cerca de 80% da queratina dos fios, uma proteína natural que auxilia na estruturação do corpo humano, na formação e proteção das unhas e cabelos.
Para Hélio Merli, cabeleireiro e responsável técnico da Merli Cosméticos, a hidratação semanal dos fios é a chave para manter o platinado na coloração correta e os fios com saúde. "É possível fazer a reposição da queratina em casa, misturando a proteína líquida com o creme para hidratação, mas as visitas mensais ao salão devem ser cumpridas", explica.
Merli destaca que essas idas ao salão são essenciais para a manutenção dos fios, principalmente logo após a descoloração, pois a retirada da cor é um processo que enfraquece e fragiliza os cabelos. Devido a essa perca de força e nutrição do cabelo, no primeiro mês, a cada dez dias a mulher deve ir ao salão para realizar uma reconstrução capilar, que irá devolver massa e corpo aos fios. "Além disso, as primeiras reposições de queratina devem ser feitas por um profissional, por meio de procedimentos como cauterização e nanoqueratinização, que ajudam a fortalecer as madeixas", alerta Merli.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Quem pode descolorir?
Todas as mulheres podem optar por platinar os cabelos, entretanto dois pontos importantes devem ser levados em consideração antes de submeter às madeixas ao procedimento: o tom da pele e a qualidade do fio. As peles mais claras tendem a combinar melhor com os fios brancos, por isso é importante testar a cor dos cabelos com o tom da pele, seja com perucas, apliques ou com a descoloração parcial do fio. "Platinar o cabelo é um procedimento de química muito forte para o cabelo e não pode ser desfeito de uma hora para a outra, por isso é importante que a mulher tenha certeza de que a cor ficará bem", alerta Merli. Para as morenas que desejam ter este tipo de loiro nas madeixas, uma opção é fazer a descoloração parcial do cabelo, em forma de degrade.
Quanto a qualidade do fio, o especialista alerta: os cabelos naturais que já são frágeis não devem ser submetidos a retirada da cor, pois a incidência de quebra é inevitável. "Cabelo desidratado e sem força não pode ser descolorido, já que a quebra e o desgaste do fio tende a ser maior do que em cabelos normais", finaliza.
Serviço:
Merli Cosméticos (www.merlicosmeticos.com.br).