Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Livre de manchas

Peles morenas e negras pedem tratamentos específicos

Redação Bonde
08 out 2009 às 17:30

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Até pouco tempo atrás, pouco se falava dos fatores que prejudicam a pele negra. Isso porque sempre acreditou-se que esse tipo de pele era resistente e, por isso, estaria imune a problemas que acometem peles mais claras. Também não se dava muita importância aos cuidados com o envelhecimento, visto que as negras sempre foram consideradas privilegiadas nesse quesito. A cútis morena e negra, embora mais resistente ao envelhecimento e às rugas, apresenta grande tendência ao surgimento de hiperpigmentações ou manchas e, por isso, pede cuidados especiais.

Segundo Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica e diretora responsável por Pesquisa e Desenvolvimento das marcas Biomarine e Cosmobeauty, ainda são raras as publicações que abordam cientificamente as manifestações da pele negra. "Em 1975, o médico norte-americano Thomas Fitzpatrick definiu cada fototipo (classificação por sensibilidade aos raios ultravioleta) em um esquema que mostra que as peles morenas raramente queimam e bronzeiam profundamente. Já a pele negra nunca queima e tem pigmentação profunda", descreve. Hoje, sabe-se também que pessoas de pele negra raramente desenvolvem câncer de pele, graças à pigmentação que a protege.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A resistência da pele morena e negra ao envelhecimento cronológico deve-se à atividade rápida e contínua dos fibroblastos, responsáveis pela produção de colágeno. "Esse efeito dá integridade à cútis por mais tempo. Em contrapartida, manchas na pele são comuns na pele negra, além da evidência de suor e oleosidade excessivos, que levam ao surgimento de acne, comedões e manchas pós-inflamatórias.

Leia mais:

Imagem de destaque
'Pesou' a mão?

Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos

Imagem de destaque
Rotina de cuidados

Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados

Imagem de destaque
Ama ou odeia?

SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências

Imagem de destaque
Veja qual:

Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal


Realmente, as manchas são uma das queixas mais comuns entre os negros e tal hiperpigmentação pós-inflamatória incomoda", explica a cosmetóloga.

Publicidade


Ela esclarece, ainda, sobre a importância do uso de filtro solar, como em qualquer outro tipo de pele: "Mesmo apresentando pigmentação profunda e, por isso, maior resistência às agressões externas e dos raios ultravioleta, a mulher morena e negra deve usar filtro solar, para garantir ainda mais proteção, inclusive prevenindo danos ao DNA das células e ao surgimento de outros incômodos".


Tratamentos específicos

Além da imprescindível proteção solar diária, pele morena e negra exige produtos de limpeza facial e de cremes esfoliantes, hidratantes, nutritivos e anti-age. "Tratamentos como peelings exigem acompanhamento rigoroso de profissionais habilitados em estética, com conhecimentos específicos sobre a pele a ser tratada. No caso de manchas, produtos inadequados podem escurecê-las ainda mais", exemplifica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo