Seja na TV, nos jornais ou na internet, os cabelos avermelhados ganham destaque diariamente. E ao que tudo indica, a tendência veio para ficar. No entanto, apesar da beleza e do glamour, este tipo de coloração exige diversos cuidados para que seu cabelo fique impecável e com o tom desejado. Confira algumas dicas da marca Raiz Latina para não 'pesar a mão' e exagerar na coloração.
Antes de tingir
Quem já é loira e quer "avermelhar" um pouco os fios, deve recorrer aos tonalizantes para colorir com delicadeza os fios. Já os mais escuros, como castanhos e pretos precisam passar pela descoloração para que o tonalizante ou coloração ruiva seja aplicado. Porém, existe uma consequência nesse processo já que os cabelos ficam mais ressecados e devem ser cuidados com muito mais frequência.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Uma dica é que após a descoloração, seja feita uma reposição de massa (cauterização, queratinização, reconstrução) antes de aplicar a cor desejada. Outra ideia é tentar se adaptar às cores com luzes e outros processos menos agressivos. Os reflexos também podem ajudar bastante nesse período de adaptação. Assim você pode sentir se o tom de ruivo escolhido é realmente aquele que estava nos seus planos ou não.
Manutenção
Se você decidiu que o ruivo é a sua cor, antes de tingir os cabelos por completo é importante lembrar que deste momento em diante você deverá retocar a raiz uma vez ao mês e fazer uma hidratação profunda. Dessa forma, as escamas dos cabelos se fecham e a cor permanece por muito mais tempo nos seus fios. Mesmo assim o seu cabelo vai "desbotar" nos primeiros 15 dias após a primeira aplicação. Portanto, não se preocupe, é depois desse período que o seu cabelo fica mais bonito, pois a cor ficará mais fixa a cada aplicação.
Como a lavagem intensa dos cabelos acaba removendo bastante da tintura, é interessante aumentar o intervalo entre elas. Outra dica que deve ser levada muito a sério é a proteção solar.
Natural
Quem nasceu com os cabelos ruivos já pode se considerar uma grande sortuda. Não precisará passar por nenhuma das etapas complicadas de descoloração dos fios e não sofrerá com o ressecamento decorrente disso. Mesmo assim é importante cuidar muito bem dos fios para que eles fiquem sempre bonitos e brilhantes.
Os cuidados se resumem a um bom protetor solar e hidratações periódicas. Analise se seu cabelo e couro cabeludo são oleosos, normais ou secos, isso facilita na escolha dos produtos certos para cada tipo de cabelo.
Curiosidades
O ruivo é uma característica de pessoas que nasceram no norte da Europa. A maior população de ruivos está na Escócia, onde 13% da população tem o cabelo naturalmente avermelhado. Em segundo lugar do ranking está a Irlanda, com 10% e a Inglaterra com 6%. Em números absolutos, porém, os EUA estão na frente, com mais de 3 milhões de ruivos. Cerca de 1% a 2% da população mundial não precisa de produtos para ter a coloração.
Mas o ruivo nem sempre foi pop! Na idade média a cor era associada à bruxaria. Não foram raros os casos de mulheres e homens ruivos condenados à fogueira pela inquisição.