Toda vez que vai comprar um determinado tipo de produto para os cabelos, você tem o costume de olhar a composição descrita na embalagem? Caso a sua resposta seja não, fica o alerta. Saiba que, muitas vezes, aquelas pequenas letras podem trazer informações que lhe garantem se os mesmos lhe darão o resultado desejado ou se é necessário tomar algum tipo de cuidado na hora da aplicação.
Um destes exemplos é o óleo de Argan. De origem marroquina, as gotinhas ficaram famosas por garantir tratamento aos cabelos com danos, com coloração ou naturais e ajudar no controle do frizz. "O óleo de argan reveste os fios como se fosse um filme protetor, evitando que percam água para o ambiente. Ele hidrata, fortalece, nutre e revitaliza o couro cabeludo e os cabelos, que ficam mais brilhantes, sedosos e maleáveis", detalha o cabeleireiro da Merli Cosméticos, Hélio Merli.
De olho na composição
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Em alguns casos, entretanto, o óleo marroquino vem enriquecido com vitaminas e silicone. Aí, segundo o cabeleireiro é importante se atentar ao modo de utilização. Afinal, o silicone sela o fio e deixo mais brilhoso e com pouco frizz, porém o problema está em alguns tipos do composto não saem fácil na água, o que necessitará do uso de um shampoo anti resíduos. "Por outro lado, este tipo de shampoo pode ressecar o fio devido ao seu auto poder de limpeza e abertura. Na dúvida, opte por óleos que contenham a composição mais natural possível", complementa.
Como aplicar
Versátil, o óleo de Argan pode ser aplicado de diferentes formas: sobre os cabelos secos em toda a sua extensão, ele faz o papel de finalizador. Usado nos fios úmidos, hidrata e protege do calor do secador e da chapinha. Além disso, o produto também pode ser misturado à outros cosméticos como shampoos, condicionadores, máscaras e cremes. "O ideal é que o produto seja aplicado a cada dois ou três dias, porque ele costuma impregnar a fibra capilar e, daí, pode saturar o fio", revela o cabeleireiro.