Um truque de beleza de uma das gatas da televisão brasileira, Juliana Paes, causou curiosidade nas redes sociais. A atriz revelou que usa soro fisiológico no cabelo após o banho. A dica, segundo ela, que garante balanço e suavidade às madeixas, foi dada pela amiga Cléo Pires.
Eficaz para limpeza e hidratação da mucosa nasal, o soro fisiológico é uma solução preparada com cloreto de sódio e água destilada. Sem efeitos colaterais, ele é recomendado para higienização de lentes de contato e dos olhos, além de ser usado na prevenção de resfriados, gripes, crises de rinite e sangramento nasal. Mas será que ele funciona para as madeixas?
Em entrevista ao site Vivo Mais Saudável, a dermatologista e assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, (SBD), Tatiana Steiner, disse que o soro fisiológico no cabelo pode ajudar a regular o pH, apesar de não ser um produto específico para esses cuidados. "Ele não invalida o uso de produtos apropriados a cada tipo de cabelo", explica a profissional.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Sem substâncias específicas para tratar e proteger as madeixas, a composição do soro ajuda a fechar as cutículas dos fios. A aplicação, de acordo com a dermatologista, é feita com as mãos, após a lavagem. "É apenas uma alternativa que pode contribuir em algumas situações, mas não necessariamente trará resultados efetivos", alerta Tatiana.
Muito além do soro fisiológico
O soro fisiológico pode ajudar, mas não é ideal. Tatiana destaca a importância da análise médica para a escolha das melhores opções. "O ideal é buscar ajuda do dermatologista para indicar os produtos mais apropriados a cada tipo de cabelo", diz. A seguir, veja dicas indispensáveis para quem não abre da mão da vaidade:
Aplique produtos à base de silicone. Eles garantem hidratação e recuperação, deixando a camada externa do fio brilhante e mais resistente.
Use shampoos e cremes próprios para seu tipo de cabelo, pois só assim as necessidades individuais serão supridas.
Evite dormir de cabelos molhados. Isso muda a qualidade do fio e deixa a raiz com tendência a dermatite e descamação.
Proteja os fios e o couro cabeludo do sol para garantir que a cutícula fique intacta e o cabelo sofra menos danos.
Tenha uma alimentação adequada. Uma dieta balanceada é importante, com proteínas, ferro e vitamina C.
Cuide dos cabelos grisalhos ou totalmente brancos. Shampoos apropriados ajudam a manter o brilho e a cor livre do amarelamento.
Trate a cutícula com produtos termoprotetores e hidratantes. Ela é a capa protetora do fio e, quando existe grande rompimento, não é possível recuperá-la.
Aplique protetor solar. Ele é fundamental para prevenir o envelhecimento e diminuir a degradação de proteínas do fio pela radiação UV. (Fonte: Vivo Mais Saudável)