Cuidar da pele é essencial em qualquer estação ou situação, mas quando se deseja fazer uma tatuagem alguns cuidados podem ajudar na qualidade da fixação e manutenção dos desenhos. Já que o tempo, o ressecamento e outras abrasões podem prejudicar a cicatrização e até causar o desbotamento da tinta.
A primeira coisa a se fazer – depois de definir a imagem, é claro – é escolher um profissional qualificado. Ele deve seguir as regras básicas da Vigilância Sanitária, como uso de materiais descartáveis e tintas hipoalérgicas. A dermatologista Ana Coutinho selecionou uma série de cuidados para quem vai marcar sua história na pele:
1- Na data do procedimento, a pele deve estar sem sinais de irritação ou qualquer outra lesão. A higiene da região pode ser realizada com sabonete antisséptico Soapelle 1% por três dias antes da tatuagem, durante os banhos diários.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
2- Evite pegar Sol menos 10 dias antes, já que a derme pode levar até 14 dias para se recuperar da exposição solar moderada. E nem depois do procedimento, até que a tatuagem esteja completamente cicatrizada.
3- Não use nenhum creme de tratamento (para acne, rejuvenescimento e outros) no local a ser tatuado por pelo menos uma semana antes do procedimento.
4- Mantenha a pele protegida com um bom hidratante (evite os muito oleosos ou com ureia na fórmula) durante a semana de fazer a intervenção.
5- Após a tatuagem, mantenha o curativo (filme plástico) por pelo menos 24 horas (ou conforme a orientação do tatuador). O objetivo é proteger o local das agressões externas como microrganismos e pequenos traumas.
6- Nos banhos diários – que devem ser curtinhos – use sabonetes delicados que não irritam a pele.
7- Quando o processo natural de cicatrização estiver completo, ou seja, sem as "crostinhas" ou "casquinhas", aplique um bom filtro solar – antes disso, o ideal é proteger com roupas leves.
8- Nunca retire a casquinha, mesmo que incomode com pequenas coceiras. Essa crosta faz parte do processo de cicatrização natural e é fundamental para que a pele se prepare bem antes de se expor novamente ao ambiente.
9- O uso de uma boa pomada ou creme cicatrizante, que não tenha antibióticos em sua fórmula, é recomendado. Opte por cremes regeneradores que tenham propriedades calmantes e anti-inflamatórias.