Conforme o verão se aproxima, as roupas deixam o corpo em evidência e aumenta a necessidade de eliminar os pelos. Atualmente existem muitos métodos, mas os únicos capazes de oferecer um resultado duradouro são o laser e a luz pulsada.
Se você faz parte da legião de mulheres que sofre com uma massa de fios escuros, grossos, rebeldes, espalhados pelo corpo, os métodos a laser podem representar o fim desse tormento. Sim, porque ao após algumas sessões praticamente 100% dos pêlos terão desaparecido. Além disso, já na segunda aplicação, eles estarão mais claros e finos.
Segundo o médico cirurgião plástico, titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, Alberto Goldman, o número de pacientes que procuram a depilação a laser aumenta a cada dia no Brasil. E a busca por uma pele livre de pêlos não se restringe apenas às mulheres, segundo o médico os homens já representam mais de 20% desses pacientes.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
"Com o desenvolvimento de novos equipamentos, o tratamento à laser tornou-se mais efetivo e seguro, e os custos mais acessíveis", afirma Goldman. Cada tipo de equipamento possui suas características e, conseqüentemente, apresenta resultados distintos. Esta moderna tecnologia médica em depilação representa a via mais segura, confortável, rápida e precisa no tratamento dos pêlos, tanto em homens, como em mulheres.
Goldman ressalta, entretanto, que a depilação a laser não é para sempre. "Ao contrário do que muita gente acredita, nenhum laser proporciona depilação definitiva, já que alguns podem voltar a nascer após algum tempo. Por isso o recomendado é que se faça manutenção anual para eliminar pêlos teimosos que voltam a nascer", explica. Mesmo assim não desanime, pois a técnica certa aliada a um bom profissional e a um aparelho qualificado para cada tipo de pele garante depilações duradouras.
Como funciona
A depilação a laser elimina o pêlo porque a sua energia, em forma de luz, é atraída e captada pela melanina, pigmento presente na haste do fio e responsável pela sua coloração. Essa energia térmica destrói ou retarda a capacidade de o folículo produzir um novo fio. Os pêlos que não são eliminados na hora crescem lentamente, mais claros e finos. "Quanto mais escuro o pêlo, melhor ou resultado com o laser", explica o médico.
Segundo a Sociedade Brasileira de Laser, para obter um bom resultado são necessárias em média seis sessões. Isso porque, a cada aplicação, muitos dos folículos pilosos são destruídos, não produzindo mais pêlos, enquanto outros são danificados, permitindo que os fios voltem a nascer. A cada sessão adicional, os sobreviventes vão diminuindo e, depois de quatro a seis aplicações, restarão apenas alguns pêlos na área tratada.
Laser e luz pulsada
O especialista esclarece que há diferenças entre os métodos de depilação a laser e à luz pulsada intensa. O resultado e o princípio de destruição do pêlo são os mesmos, mas a operacão é diferente. A luz pulsada diferentemente do laser - tem um comprimento de onda luminosa específico para reduzir o folículo de forma gradual. Por ser mais suave, pode ser usada em peles morenas, negras e asiáticas, em qualquer coloração de pêlo (loiro, castanho, ruivo ou preto) e no corpo todo. A grande desvantagem é que o tratamento com a luz pulsada é um pouco mais demorado: exige, em média, duas ou três sessões a mais do que o laser.
Cuidados para antes e depois da sessão
• Antes de iniciar o tratamento o ideal é ficar pelo menos três semanas sem tomar banho de sol.
• Não faça depilação com cera quente ou fria, pinça ou eletrólise num período entre quatro e seis semanas antes e durante o tratamento.
• Depois de cada sessão evite calor ou transpiração intensos e sol no local. No caso de ardência ou queimação, faça compressas geladas por 30 minutos.
• Nem todos os tipos de laser permitem exposição ao sol após as sessões. O melhor é evitar os raios solares para não manchar a pele.
• O uso de lâminas e cremes depilatórios é permitido porque esses procedimentos preservam a estrutura do pêlo (mantendo sua haste intacta no folículo) e não impede a ação do laser.