Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Empreendimento feminino

Desempregadas e empreendedoras: o caminho das mulheres para a conquista do próprio negócio

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 fev 2021 às 16:17
- Istock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O empreendedorismo próprio foi uma das possibilidades de trabalho que milhares de brasileiros encontraram durante a pandemia para conter a crise econômica. Muitas vezes desempregados ou precisando aumentar a renda, a alternativa foi começar do zero em um empreendimento próprio, o que gerou bons resultados em um ano tão atípico. A diferença é que, de acordo com as últimas pesquisas, essa forma de obtenção de dinheiro foi mais robusta para os homens do que para as mulheres.

O desemprego foi recorde em 2020: 14,6%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No caso da classificação de gênero, o índice evidenciou a diferença: 12,8% para os homens e 16,8% entre as mulheres. Sendo assim, uma parte delas se dedicou a concursos públicos em todos os estados, com destaque para os concursos no RJ.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No entanto, a amostragem do número de desempregadas também revela que o empreendedorismo entre elas é uma alternativa válida e considerada, mas tem seu processo dificultado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


Dificuldades desde o início

Histórica e culturalmente, a trajetória das mulheres que são donas do próprio negócio é questionada com frequência. A educação que esse gênero recebe, de acordo com os ensinamentos constantes na sociedade brasileira, ensina um caminho recheado de dúvidas sobre o próprio potencial e o que podem ou não fazer. Como a própria sociedade apresenta em sua história cargos de empreendedorismo superiormente ocupados por homens, o espaço destinado a elas passa a ser restrito, difícil e questionado.

Publicidade


Uma pesquisa realizada pelo grupo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que um dos motivos para o empreendedorismo ser menos frequente entre as mulheres está na negociação com bancos: boa parte delas sente vergonha em solicitar empréstimos, fato que ocupa um dos primeiros passos no começo do próprio negócio.


Além da dificuldade financeira, há também a estabilidade do modelo patriarcal no Brasil, que deixa todo o processo do empreendimento mais complexo. Mesmo quando conseguem conversar com as instituições financeiras, muitas mulheres não recebem o crédito necessário por serem menos frequentes em negócios de risco – parte contribuinte do machismo estrutural dentro do mercado de trabalho.

Publicidade


Sororidade por meio das redes sociais

Apesar de toda a dificuldade, nota-se uma constante abertura de empreendedoras focadas no mercado de moda, seja para comercialização de peças ou para confecção. Mesmo para pequenos negócios, além de se sentirem mais seguras sobre o produto que fornecem, as mulheres também se destacam nas plataformas de divulgação, sobretudo nas redes sociais.


Boa parte das que começaram o próprio negócio durante a pandemia tiveram um imenso crescimento no mercado após a divulgação nos novos canais que bombaram no período de quarentena, como foi o caso da plataforma de vídeos Tik Tok. São comuns os vídeos de pequenas empreendedoras que anunciaram seus produtos na plataforma e conquistaram milhões de visualizações e curtidas, que resultaram em um aumento expressivo na porcentagem de vendas, sobretudo no mercado têxtil.

O mesmo não ocorreu com os homens e há um forte motivo: estima-se que hoje a rede social seja composta majoritariamente pelo público feminino, o que representa cerca de 70% dos usuários, de acordo com dados divulgados pela própria plataforma. Sendo assim, os vídeos constroem um perfil de consumidores também feminino, o que destaca o empreendedorismo feito e apoiado por mulheres.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade