Mulher

Jornada feminina terá oficinas e rodas de conversas na região sul

25 mar 2019 às 14:01

O Mês da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, terá nessa semana uma série de ações especiais, com a Jornada Feminina do Autocuidado: O SUS em favor da mulher. A iniciativa, promovida pelas Unidades Básicas de Saúde da região sul em conjunto com o NASF 4 (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), busca oferecer, por meio de uma programação diferente e multiprofissional, cuidados diversificados para as mulheres da região.


A primeira UBS a receber a Jornada Feminina do Autocuidado será a do Jardim Piza, e as ações serão realizadas na Igreja Presbiteriana Independente. A mesma programação será realizada nesta quarta-feira (27), pela UBS PIND, na Igreja São Francisco de Assis. E, na quinta-feira (28), pela UBS San Izidro, na Capela Sagrada Família.


Para a gerente regional Sul da Secretaria Municipal de Saúde, Bruna Petrillo, um grande diferencial desta atividade é a amplitude das ações, que buscam atender as diversas demandas de um número cada vez maior de mulheres. "Buscamos sempre um olhar em prol da saúde que seja ampliado, não focado em uma única causa ou problema", afirmou.


Os trabalhos serão conduzidos pela equipe multidisciplinar do NASF 4, que atende a região sul e é composta por educador físico, psicóloga, farmacêutica, nutricionista, fisioterapeuta, e ACSs (Agentes Comunitários de Saúde).


Dentro da programação da manhã, que começa às 8h todos os dias, as mulheres terão um momento de meditação sobre o feminino e o sagrado. A Coordenação de Endemias da Saúde irá participar com orientações preventivas contra a dengue e o mosquito transmissor da doença, enfatizando o papel da comunidade da região sul na luta contra a proliferação do Aedes aegypti. Haverá ainda aula teórica e prática de automassagem, e palestra sobre o corpo, uma oficina ensinando a produzir repelente caseiro, e uma feira de artesanatos irá expor, para venda, produtos produzidos na região.


À tarde, as mulheres vão aprender sobre alimentação prática e funcional e como exercitar corpo e mente. A agenda encerra com uma conversa sobre sexualidade, esclarecendo vários mitos comuns, e termina com uma atividade mais agitada.

Para participar do evento, a organização está solicitando que as mulheres façam uma doação de produtos de higiene pessoal ou maquiagem. Os itens arrecadados serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, e destinados à população atendida pela Casa Abrigo Canto de Dália.


Continue lendo