Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Projeto

Batalha de rap é instrumento de ressocialização entre educandos no Cense

Vitor Struck - Grupo Folha
17 dez 2020 às 08:11
- Marcos Zanutto/12-11-2018
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As rimas e os sons que nasceram nas periferias têm sido grandes aliados no processo de ressocialização de jovens que cumprem pena nos Censes (Centros de Socioeducação) em todo o Paraná. É o que o vem mostrando o projeto "Se Liga RAPaz", um incentivo à criação de rimas e poesias através do rap e que chegará ao fim nesta sexta-feira (18). Na programação, uma Batalha de Rap entre jovens de duas unidades penais finalistas será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Sejuf (Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho).


Unidades penais geridas pelo Dease (Departamento de Atendimento Socioeducativo), os Censes fazem parte respondem em última instância à Sejuf (Secretaria da Justiça, Família e Trabalho). Atualmente, das 559 vagas ofertadas, 409 estão ocupadas por jovens que têm entre 12 e 21 anos. Conforme apurou a FOLHA com a assessoria da Sejuf, crimes como furto (24,7%) e associação para o tráfico (24,04%) são os mais recorrentes. No entanto, a taxa de retorno às unidades penais por estes jovens é de apenas 1,96% no Paraná

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a assistente social do Cense II, Andressa Cândido, 42, uma das principais incentivadoras da utilização da literatura e da música no processo de ressocialização de jovens em conflito com a lei, a Batalha do Rap é o resultado de uma quebra de paradigmas. A iniciativa nasceu na unidade de Londrina e logo se espalhou a partir da ideia - e autorização - do chefe do Dease, o coronel David Antônio Pancotti, o que demonstra também uma maior "aproximação” entre os gestores das unidades penais e o estilo de vida dos jovens, avaliou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Curiosidade

Desenho do coração pode ter se originado de moldes rudimentares, sugere estudo

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Até dia 8

Interesse por título de eleitor dispara perto de prazo final; veja as perguntas mais buscadas

Imagem de destaque
Ataques políticos

Fala sobre escravidão constrange presidente de Portugal em festa da Revolução dos Cravos


Na primeira fase, educandos de 16 das 28 unidades do estado demonstraram interesse em participar e começaram a criar suas próprias letras. "Percebemos que eles começaram a falar mais deles mesmos, dos sentimentos, e acabam canalizando esse ódio em algo de potência, algo saudável”, comemorou Cândido.

Gostou? Leia a matéria completa na Folha de Londrina!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade