Medidas simples podem fazer toda diferença nas políticas da empresa
Um bom emprego é aquele em que o funcionário se sinta valorizado pela empresa. E dizer isso vai muito além de apenas fornecer um salário compatível com o mercado – é também fazer com que o funcionário se sinta parte do negócio e parte do todo. Com o alto índice de desemprego atual, é extremamente importante que as empresas comecem a pensar em políticas para retenção de talentos, uma vez que, tanto o funcionário, quanto a empresa, precisam de um bom relacionamento para que o trabalho flua e funcione da maneira adequada.
Uma das ações que os departamentos de Recursos Humanos têm apostado é nos benefícios corporativos, isto é, benefícios que fazem com que o funcionário receba benefícios por trabalhar na empresa que faz parte. Sobretudo agora, com a geração millennial chegando com tudo no mercado de trabalho, novas formas de agir e reter os talentos são fundamentais. Afinal, a nova geração vem com outro tipo de pensamento e visão do mercado de trabalho, com diferentes anseios, e isso tem de ser levado em consideração pelos departamentos de Recursos Humanos.
Leia mais:
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Como oferecer os melhores benefícios corporativos
A primeira coisa que você tem de estabelecer é: quais são os perfis dos colaboradores da sua empresa? Quais são as faixas etárias deles? São em maioria homens ou mulheres? A empresa tem uma política de diversidade na empresa?
Essas são questões fundamentais para definir quais seriam os melhores benefícios corporativos para oferecer aos seus colaboradores. E os benefícios ajudam não só na retenção de talentos, mas também na atratividade para novos talentos, que começam a enxergar a empresa como um lugar ideal para se trabalhar. Algumas empresas adotaram essas políticas e hoje são muito bem vistas no mercado, como bancos digitais e empresas de tecnologia, por exemplo.
O pagamento em dia, FGTS, 13º salário e férias são obrigatórios pelas empresas – e deles pouco pode ser alterado. O que pode entrar com tudo como benefício corporativo é um bom vale-refeição, que seja acima do compatível com os restaurantes da região onde a empresa se localiza. Vale-alimentação, convênio médico e odontológico, descontos em academias, produtos e serviços que mantêm parceria com a empresa são benefícios corporativos atraentes e que sem dúvidas retêm os bons talentos da empresa.
Bolsas de estudos como Universidade Corporativa, que oferece cursos de especialização, por exemplo, também são uma boa opção e podem impulsionar as carreiras dos talentos dentro da própria empresa.