Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Carreira pública: como se tornar um auditor de finanças?

20 set 2021 às 12:07
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O cargo de auditor financeiro é um dos mais importantes da área administrativa. Esses profissionais são responsáveis por monitorar e controlar toda a saúde financeira de uma empresa, garantindo que tudo esteja sendo feito de acordo com as normas e desenvolvendo estratégias que busquem prevenir ou resolver qualquer problema que esteja afetando a empresa financeiramente. Com tantas responsabilidades em mãos, é de se esperar que aqueles que planejam trabalhar nesta função estudem bastante para adquirir as qualificações necessárias.


Primeiramente, é necessário ser graduado em Ciências Contábeis, um curso superior com duração de quatro anos. Aqui, é possível se aprofundar em todos os fundamentos básicos dessa profissão, como orçamento, dívidas, patrimônio, classificação de custos, parte tributária e outras coisas voltadas para o lado prático do cargo. Com o diploma em mãos, será necessário fazer um registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e uma prova de qualificação do CFC (Conselho Federal de Contabilidade). Ao ser aprovado nesta prova, o profissional automaticamente entra no CNAI (Cadastro Nacional de Auditores Independentes) e já pode atuar na função.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dentre as principais responsabilidades de um auditor de finanças, estão:

Leia mais:

Imagem de destaque
Sentiu

Gracyanne Barbosa diz que devia ter feito terapia de casal com Belo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda o que é Tranca Rua, citado em projeção de Ludmilla

Imagem de destaque
Compartilhar Meu Date

Tinder lança recurso que facilita divulgação de informações sobre encontros

Imagem de destaque
Jogou R$ 10 mil

Influenciadora faz 'chuva' de dinheiro e gera tumulto em Balneário Camboriú


Publicidade

realizar fiscalizações, avaliações de gestão e auditorias no setor financeiro;

assinar relatórios, certificações, pareceres e outros documentos;

Publicidade

fazer relatórios parciais e globais de suas fiscalizações;

detectar e assinalar irregularidades financeiras;

Publicidade

apresentar propostas e conselhos voltados para a resolução de problemas financeiros.


Um auditor deve ser um bom estrategista e saber trabalhar em equipe, além de ter um olhar aguçado para encontrar possíveis complicações antes que elas interfiram negativamente na empresa. Outro ponto importante é que esses profissionais precisam se atualizar constantemente para se manter relevantes no mercado e desempenhar sua função com maior eficácia; então, a busca por novos conhecimentos e formações também é indispensável.


Para aqueles que já possuem formação na área e desejam iniciar uma carreira pública no cargo, o concurso AGE PA disponibilizará 19 vagas para auditor de finanças no estado do Pará, sendo uma delas exclusiva para PcD (pessoas com deficiência). As inscrições começam no dia 28 de setembro e vão até 11 de novembro, com a primeira etapa de provas objetivas sendo aplicada em 16 de janeiro de 2022.

Para quem ainda está concluindo sua formação na área, é importante buscar experiência profissional o quanto antes e ficar atento a novos concursos próximos de sua região, pois a demanda por profissionais da área é alta; então, novas oportunidades surgem com frequência.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade