Desde que a Receita Federal publicou no Diário Oficial da União a prorrogação de prazo para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas, da Declaração Final de Espólio e Declaração de Saída Definitiva do País para o dia 31 de maio, os escritórios de contabilidade têm reclamado da medida, já que precisam lidar com o acúmulo de trabalho com as declarações de imposto de pessoas jurídicas.
Marcelo Odetto Esquiante, presidente da Sescap-LDR (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região) ressaltou que toda prorrogação de prazo é complicada para os escritórios de contabilidade. “Os escritórios se preparam para entregar as declarações até o dia 30 de abril, logo essa prorrogação de prazo só acaba atrapalhando. Nós ligamos para o cliente e como eles viram o noticiário da prorrogação, eles acabam deixando a entrega da documentação mais para frente. Esse é o mal do brasileiro. É um costume ruim, pois mesmo prorrogando acaba postergando a entrega de todos os documentos para depois.”
Ele ressaltou que todos os contadores gostariam de entregar tudo até o dia 29 abril e se programaram para isso. “Nos últimos anos, em virtude da pandemia de Covid-19, estava tendo restrição e os órgãos não estavam atendendo. Para este ano, se a Receita Federal tivesse mantido o prazo, os escritórios teriam dado conta do recado. Mas com essa prorrogação o cliente relaxa mesmo.”
Leia mais:
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
Questionado qual o percentual de clientes que habitualmente entrega a documentação no prazo, mas acabou postergando a entrega do material, ele afirmou que não pode responder pelos outros escritórios, mas pode medir pelos seus clientes. “Eu tiro por mim, que entreguei 70% das declarações de meus clientes até o dia 30 de abril, mas quase 30% de meus clientes ainda não entregaram”, observou.
Leia mais na Folha de Londrina.