Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Apuração

UEL investiga mensagens racistas deixadas em banheiros

Isabella Alonso Panho - Especial para a Folha
10 mai 2022 às 08:03
- Rafael Stolf/ Reprodução Instagram UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Viralizaram nas redes sociais duas fotografias que teriam sido feitas dentro de um banheiro masculino da UEL (Universidade Estadual de Londrina) contendo frases de teor racista e de exaltação a Hitler e Mussolini. As imagens geraram indignação e serão investigadas pelos órgãos competentes da universidade.  


Os dizeres foram escritos de canetinha em uma parede e em um porta-papel higiênico de um banheiro do CCE (Centro de Ciências Exatas), contendo os dizeres “negros são burros”, “negros devem morrer” (ambas em inglês), “eles são burros sim”, “fascismo vive”, “heil Hitler and Mussolini”. O prédio abarca os cursos de Biotecnologia, Ciência da Computação, Física, Geografia, Matemática e Química.  

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Diversos grupos e órgãos, indignados com os escritos, elaboraram uma nota de repúdio que, até a conclusão desta reportagem, foi assinada por 88 entidades, departamentos, colegiados, projetos de pesquisa ou extensão e coletivos independentes.  

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia

Imagem de destaque
Homenagem a Tieta

Pesquisadoras batizam de Tietasaura ossada encontrada na Bahia no século 19


Segundo o documento, “Essas frases são criminosas, pois, segundo a Lei n. 7.716, de 5 de janeiro de 1989, devem ser punidos ‘os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional’.  


O racismo é crime, bem como o proselitismo ao fascismo e ao nazismo”. O mesmo grupo que articulou a elaboração da nota formalizou o encaminhamento do caso aos canais da Universidade. Em nota, a UEL confirmou o recebimento das denúncias junto à sua Ouvidoria e afirmou que abrirá processos internos para averiguação da autoria através da análise das imagens de segurança da Prefeitura do Campus.  


Continue lendo na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade