Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Escute o pontífice!

Papa Francisco apela contra mensagens de ódio na internet

Ansa Brasil
24 nov 2023 às 10:24
- Alessandro Di Meo/Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O papa Francisco apelou nesta sexta-feira (24) para que as pessoas não promovam uma comunicação que incentive a cultura do descarte com mensagens de ódio nas redes sociais.


A declaração foi dada em uma carta enviada aos participantes da 13ª edição do Festival da Doutrina Social da Igreja, que está ocorrendo em Verona até 26 de novembro sob o tema "#soci@lmente livres".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Que ninguém promova uma comunicação inútil através da difusão de mensagens de ódio e da distorção da realidade online", destacou o pontífice.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia 26 de julho

Dia dos Avós: entenda a importância da relação com os netos

Imagem de destaque
Entenda o fenômeno

É possível engravidar ao mesmo tempo de pais diferentes, como personagem de Juliana Paes em 'Pedaço de Mim'?

Imagem de destaque
Trend do TikTok

Moda entre influenciadores, 'skin icing' consiste em passar gelo na cara e pode ser perigoso

Imagem de destaque
Prisão provisória

Brasil tem mais de 200 mil pessoas presas aguardando julgamento


De acordo com o papa, "a comunicação atinge sua plenitude na doação total de si mesmo ao outro" e "nesta relação de reciprocidade se desenvolve a teia da liberdade".

Publicidade


Para o líder da igreja católica, a rede que queremos, "não foi feita para prender, mas para libertar, para valorizar uma comunhão de pessoas livres".


"A própria Igreja é uma rede tecida a partir da comunhão eucarística, onde a união não se baseia em 'likes', mas na verdade, no 'amém', com o qual cada pessoa adere ao Corpo de Cristo, acolhendo ao próximo", detalhou.

Publicidade


Segundo o religioso, "em comparação com a velocidade da informação, que provoca a voracidade relacional, o 'amém' é de fato uma espécie de provocação para ir além da superficialidade cultural para dar plenitude à linguagem, no respeito por cada pessoa".


Francisco também fez referência à comunicação de Jesus no Evangelho para dizer que "é verdadeira porque é inspirada no amor por quem o escuta, às vezes até distraidamente".

Publicidade


"Jesus está interessado na pessoa inteira, isto é, na pessoa na sua integridade. Jesus, como é evidente, não é um líder solitário. Para chegar a cada um dos presentes pede a colaboração dos discípulos. Também eles devem entrar na sua lógica de envolvimento pessoal. Não há dom evangélico que não inclua também um pouco do próprio doador", pontuou.


Por fim, o líder da igreja católica enfatizou que "esta é a liberdade à qual o discípulo é chamado: a de quem se envolve com inteligência e amor para fazer crescer os outros".


"Aqui está, então, a importância de ser testemunhas de liberdade num mundo de conflitos. Desejo que todos vocês saibam traduzir a hashtag 'soci@lmente', promovendo de forma inteligente ações e iniciativas para o bem comum. Envolvam-se na educação sobre a cultura da doação", finalizou.


Imagem
Síndromes respiratórias são mais prejudiciais para a saúde de idosos e crianças
O Boletim Infogripe divulgado nesta quinta-feira (23) pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) reforça o alerta de que as SRAG causadas por vírus provocam maiores impactos na saúde de crianças e idosos brasileiros.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade