Agosto está só começando e promete. Graças à relevância do tema e em respeito à diversidade cultural, o folclore é trabalhado durante o ano todo na Rede Municipal de Ensino em Londrina de acordo com os conteúdos trimestrais. Mas durante o mês de agosto, o espaço é maior, pois no dia 22 comemora-se o Dia do Folclore e o tema é explorado em todas as turmas.
A Secretária Municipal de Educação, dentre suas atribuições, disponibiliza Sequências Didáticas sobre o folclore para que o professor possa ter recursos para o trabalho com os alunos. Os professores mediadores de leitura do Palavras Andantes também são orientandos e recebem materiais para levar aos alunos histórias que valorizam o folclore brasileiro. E assim segue a tradição.
No lugar do medo, o conhecimento. Qual a origem da lenda do Lobisomem? E os superpoderes do Caipora? Como pode proteger as florestas e os animais? Negrinho do Pastoreiro sobreviveu por um milagre? Questionamentos como esses podem surgir quando assuntos assim são trazidos por meio da família ou da escola.
Leia mais:
CNU divulga notas preliminares das provas discursivas e redações; saiba consultar
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: