Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Região mais atendida

Londrina tem novo Conselho Tutelar na região Norte

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 jan 2016 às 17:30
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde esta segunda-feira (11), cinco conselhos tutelares passaram a atender a população de Londrina. A 5° unidade, o Conselho Tutelar Norte B, foi implantada na região nordeste da cidade. A sede está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Rouxinol, 239, no Waldemar Hauer. A partir de agora, passam a ser atendidos por este conselho, os moradores do Cinco Conjuntos, Vivi Xavier, Alpes, Heimtal, Cidade Industrial I, Pacaembu, Lindóia, Indústrias Leves e Parigot de Souza II.

Devido a implantação da sede, os outros quatro conselhos tutelares do município sofreram ajustes. A secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica Oliveira, explicou que toda a mudança adveio após análise dos dados censitários de cada região, quantitativo de Centros
Regionais de Assistência Social (CRAS), números de atendimento às crianças e adolescentes, além das informações extraídas do Sistema de Informatização da Rede de Serviços Socioassistenciais (IRSAS) sobre vulnerabilidade social.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Todos os indicadores nos levaram a este entendimento: que é importante termos dois conselhos na região norte, devido a grande área de cobertura e índice elevado de crianças e adolescentes naquela região. Só o Vista Bela, que é atendido pelo Norte A, tem 5 mil crianças. Com o remanejamento que fizemos, foi possível reorganizar o mapa de atendimento e Implantar o 5º Conselho Tutelar de Londrina", explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Conheça os documentos essenciais para visitar Portugal como turista

Imagem de destaque
Experiência

Biblioteca Infantil de Londrina é opção de lazer nas férias

Imagem de destaque
Hoje

CMEI da região norte realiza mutirão nesta segunda-feira

Imagem de destaque
Oportunidade

CCI Oeste promove palestra sobre osteoporose na terceira idade


A proposta da nova divisão dos conselhos tutelares de Londrina foi debatida e aprovada durante a última reunião do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), realizada em dezembro de 2015. Desde segunda-feira, ela está sendo colocada em prática e será avaliada durante três meses, período em que podem surgir algumas alterações.

Publicidade


"É um mapa preliminar de uma experiência que está sendo feita, avaliada. Às vezes é preciso alterar a abrangência de um bairro para facilitar o acesso, como foi o caso do Califórnia, que até então era do Conselho Leste, mas agora passou a ser do Conselho Sul, por ser mais próximo da população atendida", esclareceu a secretária da pasta.


Na próxima reunião do CMDCA, que será realizada em fevereiro, cada sede dos conselhos terá seu representante, que apresentará a avaliação da nova divisão de atendimento.

Publicidade


Mudanças


Com a abertura do 5º Conselho houve mudanças nos bairros atendidos e na nomenclatura dos conselhos. Antes, havia apenas um conselho para atender toda a região norte. Agora, o Conselho Tutelar "Norte A" fica responsável pelo atendimento dos moradores do noroeste da cidade. O conselho "Norte B" atende os moradores da região nordeste. O que antes era chamado Conselho Tutelar "Centro", agora chama-se Conselho Tutelar "Leste" e atende as duas regiões mencionadas.

Publicidade


Essas alterações seguem as orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que prevê a cada 100 mil habitantes a necessidade de um conselho tutelar.


Bairros atendimentos

Publicidade


Norte A: Parigot de Souza I e III, São Jorge, Perobinha, Ouro Verde, Leonor, Cilo 2 e 3, Coliseu, Shangri-lá, Vista Bela.
Localizada na Rua dos Pintores, 73.


Norte B: Cinco Conjuntos, Vivi Xavier, Alpes, Heimtal, Cidade Industrial Pacaembu, Lindóia, Indústrias Leves, Parigot de Souza II.
Situada à Rua Rouxinol, 239.

Publicidade


Leste (antigo Centro): Vila Nova, Vila Recreio, Vila Casoni, Ideal, Cidade Industrial 2, Interlagos, Fraternidade, Centro, Antares, Monte Cristo, Marabá, Aeroporto, Abussafe, Ernani, H.U., Brasília, Limoeira, Fazenda Nata, Ipiranga, Higienópolis, Vila Brasil e Petrópolis.
Fica na Rua Belém, 1.275.


Sul: Califórnia, Piza, Parque das Indústrias, União da Vitória, Saltinho, Cafezal, Inglaterra, Tucanos, Vivendas do Arvoredo, Bela Suíça, Guanabara e todos os Distritos Rurais.
Fica na Rua Grã Bretanha, 195.

Publicidade


Oeste: Bandeirantes, Champagnat, Olímpico, Sabará, Universidade, Esperança, Palhano, Presidente, Quebec, Jamaica.
Localizada na Rua dos Pintores, 73.


O Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescentes. Denúncias em Londrina podem ser feitas através do disque 125.


Atendimentos em Londrina


Segundo os dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, em 2010, Londrina tinha, um contingente de 81.475 crianças de zero a 11 anos, que representavam 16% da população total. Havia também 48.333 adolescentes, ou seja, 9,5% da população. Somando os
dois grupos, tinha-se 25% de crianças e adolescente.

Em 2015, o Conselho Sul atendeu, no primeiro quadrimestre, 882 chamados. No segundo quadrimestre foram 533. Já o Conselho Norte, no primeiro período de 2015, atendeu 1.689 chamados. O Conselho Centro teve 631 assistências e, no segundo quadrimestre, 526. O quarto conselho, implantado neste ano, atendeu 502. No ano anterior, 2014, o Conselho Tutelar Sul recebeu 4.462 chamados, a sede do Conselho Norte realizou 5.965 serviços e do Centro, 1.432.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade