Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Londrina e Cornélio

Assinada criação dos cursos de Nutrição na UEL e Medicina na UENP

AEN
12 nov 2018 às 17:17

Compartilhar notícia

- Jonas Oliveira/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


As universidades estaduais paranaenses vão ganhar dois novos cursos da área da saúde. A governadora Cida Borghetti assinou nesta segunda-feira (12), no Palácio Iguaçu, a criação dos cursos de Medicina da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), no campus de Cornélio Procópio, e de Nutrição da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Para a governadora, as duas novas graduações vão atender uma demanda crescente na área da saúde. "Educação e saúde são, junto com a segurança pública, setores prioritários em nosso governo", disse. "Os novos cursos vão formar profissionais capacitados na área, permitindo que o Estado avance cada vez mais no atendimento à população e com um olhar para o futuro", afirmou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, salientou que há uma necessidade de cursos na área da saúde no interior do Estado. "Existe uma carência na área. Formar pessoas para a área da saúde traz o desenvolvimento acadêmico, social, cultural e econômico para o Estado", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova lei

Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus


MEDICINA – A UENP será a sexta universidade estadual a ofertar o curso de Medicina. Serão 40 vagas, com previsão de início em 2020 – o vestibular será no ano que vem. Anualmente, são ofertadas 240 vagas para a área nas Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Estado (Unioeste). A partir de 2019, a Unicentro, de Guarapuava, também terá 40 vagas no curso de Medicina.

Publicidade


O curso vai descentralizar a demanda pela formação de médicos no Paraná, além de promover atendimentos de alta complexidade na saúde, desafogando grandes centros urbanos do Estado, como Londrina e Curitiba.


A reitora Fátima Padoan explicou que a UENP vai utilizar a estrutura hospitalar que já existe nas regiões Norte e Norte Pioneiro para as aulas práticas. Além de Cornélio Procópio, os estudantes também estarão presente nas cidades de Bandeirantes, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e São Jerônimo da Serra.

Publicidade


"Santas Casas e hospitais já se colocaram à disposição da UENP e já temos 240 leitos do SUS nesses municípios para as atividades práticas. Isso é a cara da UENP, que é uma universidade regional", afirmou a reitora.


NUTRIÇÃO – Serão ofertadas 40 vagas, em turno integral, para o curso de Nutrição a partir de 2020. O vestibular está previsto para 2019. A UEL será uma das poucas universidades públicas a ofertar a graduação na área, que tem uma área de atuação abrangente, desde clínicas e hospitais até restaurantes e cozinhas industriais.

Publicidade


De acordo com o reitor Sérgio Carvalho, a UEL não criava um novo curso de graduação desde 2001. "Vamos utilizar uma parte dos laboratórios e da estrutura que a Universidade possui e demandar pouquíssima contratação de pessoal para a implantação. É um curso que otimiza os recursos da UEL", afirmou.


UENP – A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) foi criada em setembro de 2006 e possui atualmente câmpus nos municípios de Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho. A sede da reitoria está localizada em Jacarezinho.

Publicidade


A universidade tem 24 cursos de graduação, cinco de mestrado e um de doutorado para cerca de 5 mil alunos. São cinco cursos na área da saúde – Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Medicina Veterinária. Além da formação profissional, a oferta destes cursos possibilita a prestação de vários serviços gratuitos à população.


Foram criados, nos últimos anos, dois novos cursos na UENP: Ciências da Computação (2012) e Odontologia (2014), ambos no câmpus de Bandeirantes.

Publicidade


UEL – Uma das principais instituições de ensino superior do Estado, a UEL tem 21 mil alunos matriculados e oferta anualmente 2.521 vagas anuais em 54 cursos de graduação. A universidade conta também com 25 cursos de doutorado e 49 de mestrado.


Recentemente a UEL conquistou a aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de mais quatro novos cursos de doutorado. A partir de 2019, serão ofertados os cursos de doutorado em Sociologia, Ciência da Informação, Filosofia e Fisiopatologia Clínica e Laboratorial.


A UEL foi considerada a 5ª melhor universidade estadual do País pela Times Higher Education World University Rankings (THE), se destacando nos conceitos de ensino e pesquisa. Também ficou em 19º lugar entre as instituições públicas no Brasil no Ranking Universitário Folha.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários de Estado da Fazenda, José Luiz Bovo; da Saúde, Antonio Carlos Nardi; e do Esporte e Turismo, João Barbiero; o presidente do Tecpar, Júlio Félix; o diretor-geral do Detran, Marcello Panizzi; o bispo de Cornélio Procópio, dom Manoel João Francisco; o deputado federal Alex Canziani e o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, além de prefeitos da região.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo