Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Novidade

Capes autoriza mais seis modalidades de doutorado nas universidades estaduais do PR

Redação Bonde com AEN-PR
12 jul 2023 às 15:57

Compartilhar notícia

- José Fernando Ogura/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou mais seis opções de doutorado nas universidades estaduais do Paraná. As novas possibilidades de pós-graduação são Administração; Ensino; Ensino de História (em três instituições) e Geografia. A lista com as novas ofertas de cursos foi divulgada após parecer emitido pelo CTC-ES (Conselho Técnico-Científico da Educação Superior) da Capes.


O primeiro curso de doutorado da Unespar (Universidade Estadual do Paraná) será ofertado pelo campus de Campo Mourão e está vinculado ao ProfHistória (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a reitora da instituição, Salete Machado Sirino, o momento é de satisfação pela conquista. “A aprovação do Doutorado Profissional em Ensino de História tem um significado muito especial para a Unespar. Reflete a dedicação e a competência das pessoas que trabalharam para que o primeiro programa de doutorado fosse aprovado. Esse sonho se tornou realidade, e o sentimento de conquista se espalha pela Unespar", ressalta Salete.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova lei

Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus


"Um grupo de docentes, pesquisadoras e pesquisadores, se debruçou sobre um objetivo, trilhou caminhos, enfrentou desafios e chegou ao lugar planejado. Esse espaço, agora, é de todos nós. A comemoração desta aprovação nos motiva a buscar novas metas e novos desafios”, complementa.

Publicidade


Além da Unespar, a UEM (Universidade Estadual de Maringá) e a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) também receberam a aprovação para oferta de doutorado do ProfHistória.


O ProfHistória tem como objetivo realizar a formação continuada para professores de História que atuam na Educação Básica, propiciando qualificação certificada para o exercício da profissão. O programa, que desde 2012 oferta curso para qualificação de mestres em Ensino de História é um curso com oferta simultânea nacional em 39 universidades do país e coordenado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Publicidade


A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) recebeu a aprovação da Capes para oferta de duas novas opções nos programas de pós-graduação stricto-sensu para doutorados em Geografia, no campus de Marechal Cândido Rondon, e doutorado profissional em Administração, no campus de Cascavel.


O sexto curso aprovado pela Capes é o Doutorado Profissional em Ensino que será ofertado pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná). O PPGEN (Programa de Pós-Graduação em Ensino da UENP), que já conta com o Mestrado Profissional no Campus de Cornélio Procópio, ofertará 12 vagas anuais para o Doutorado na área de concentração de Ensino, Ciência e Tecnologia.

Publicidade


Cursos


Com os novos cursos de doutorado, a rede pública estadual de ensino superior totaliza 317 cursos com centenas de possibilidades para pesquisas acadêmicas. Para obter mais informações sobre os cursos de pós-graduação Stricto Sensu das universidades estaduais, acesse as páginas das instituições: Universidades Estadual LondrinaUniversidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de Ponta GrossaUniversidade Estadual do Oeste do ParanáUniversidade Estadual do Centro-OesteUniversidade Estadual do Norte do Paraná e Universidade Estadual do Paraná.


LEIA TAMBÉM:


Imagem
No Paraná, escolas cívico-militares vão migrar para programa estadual, diz Seed
O governo federal decidiu encerrar o Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares), criado na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo